Sanatório Naval ganhará monumento

“Já foram feitas quase 2 mil réplicas do Cisne Branco (barco), mas nenhuma com esse formato e enfoque surrealista, uma mistura da ave com a embarcação"
sábado, 02 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Da esquerda para a direita: Licínio, Elizabeth Saldanha, o Capitão de Fragata e vice-diretor do Sanatório Naval, Abelardo Cavalcante, o vice-diretor de AVS, Gabriel Ventura, Dalton Carestiato e Felga de Moraes (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)
Da esquerda para a direita: Licínio, Elizabeth Saldanha, o Capitão de Fragata e vice-diretor do Sanatório Naval, Abelardo Cavalcante, o vice-diretor de AVS, Gabriel Ventura, Dalton Carestiato e Felga de Moraes (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

O artista plástico friburguense Felga de Moraes apresentou na tarde da última quarta-feira, 29, mais uma de suas obras, desta vez, feita em homenagem ao Sanatório Naval de Nova Friburgo (SNNF). O encontro foi na sede da Pedrinco, no Parque São Clemente, e reuniu o capitão de fragata e vice-diretor do Sanatório Naval, Abelardo Vieira Cavalcante Filho, e o empresário Dalton Carestiato. Também estiveram presentes a colunista social de A VOZ DA SERRA Elizabeth Saldanha, acompanhada de seu marido Licinio. O casal integra a Sociedade Amigos da Marinha de Nova Friburgo (Soamar-NF).

O monumento criado por Felga consiste num imponente barco feito de ferro, com cerca de uma tonelada, 3 metros de comprimento, 2 metros de largura e 3 metros de altura, sem contar a base de concreto. Segundo o artista, a inspiração para a peça veio do Hino da Marinha do Brasil, que em sua letra cita o famoso veleiro Cisne Branco. “Já foram feitas quase 2000 réplicas do Cisne Branco (barco), mas nenhuma com esse formato e enfoque surrealista. A peça é uma mistura da ave com a embarcação. É um navio com cabeça, asas e rabo de cisne”, disse o artista, acrescentando que “todo o material para a confecção da peça foi generosamente cedido pela Pedrinco”. 

Dalton Carestiato também falou sobre a homenagem e enfatizou a importância de trabalhos culturais como este para a cidade. “Através destas obras, o Felga homenageia diversas entidades da nossa sociedade. O Instituto Felga I Gracias vem fazendo muito por Nova Friburgo e este é um momento memorável e inesquecível. Além de toda a capacidade de realização cultural e artística, esta é uma iniciativa sem fins lucrativos e com custo mínimo, pois todo o material utilizado, desta e também de outras obras já feitas, é fruto de doações. Neste caso, a peça mostra o reconhecimento que a comunidade e a parte cultural de Nova Friburgo dedicam à Marinha do Brasil”, pontuou ele. 

Para o capitão de fragata e vice-diretor do SNNF o monumento é a representação visual do poderio da instituição militar na cidade. “Apesar da distância com o mar, a Marinha se faz presente na municipalidade desde 1910 e, entre outras, tem como responsabilidade a preservação de uma enorme área verde e também do patrimônio histórico, representado pelo casarão de caça do barão de Nova Friburgo, absolutamente preservado. Sendo assim, a obra criada por Felga simboliza a Marinha do Brasil. O monumento ficará muito bem colocado na nossa entrada para que o cidadão possa contemplá-lo e, é claro, a Marinha vê com extremos bons olhos essa consideração, pois é um preito de gratidão que a gente recebe com muita alegria”, exclamou.  

A inauguração da obra será no dia 30 de junho, data em que o Sanatório Naval completará 105 anos de fundação. O monumento será colocado na entrada do prédio, situado na Avenida Governador Geremias de Mattos Fontes. 

Vale destacar ainda que Felga foi o criador de diversos outros monumentos espalhados pela cidade. Entre eles estão a obra “Bombeiro Herói”, feita em honra aos que morreram durante o exercício da profissão, e a escultura “Mão Amiga”, em homenagem à Polícia Militar. 

Foto da galeria
Feito de ferro, o monumento tem cerca de 1000 quilos, 3 metros de comprimento, 2 metros de largura e 3 metros de altura (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Sanatório Naval | Marinha | Homenagem
Publicidade