Henrique Amorim
Quem aprecia a boa arte e valoriza a cultura tem mais um espaço disponível em Nova Friburgo para prestigiar o talento de verdadeiros artistas: o Sanatório Naval. A unidade da Marinha do Brasil no município sedia até o mês que vem um mix de cinco exposições simultâneas promovidas pelo Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama).
O circuito foi aberto no último dia 12 com solenidade que reuniu autoridades civis e militares, como o secretário municipal de Cultura, Roberto Wermelinger, e o diretor do Sanatório Naval, o capitão de fragata Luiz Carlos da Graça, além de artistas locais e convidados. Além do incentivo à cultura, as mostras, que têm entrada franca, sugerem um mergulho na história.
Logo na entrada do Sanatório, o público é brindado com 24 painéis em madeira com dois metros de altura e 1,87 metro de largura que reproduzem fotografias do acervo de Osmar de Castro que descortinam as inúmeras belezas dos bucólicos jardins do Parque São Clemente e o requinte do Nova Friburgo Country Clube. Duas ampliações, inclusive, datam de mais de um século.
Adentrando a Casa do Velho Marinheiro, mais 24 obras em papel machê do artista plástico Zeppe encantam pela autenticidade. "Mas parecem de verdade”, exclamam muitos visitantes. Doze trabalhos de Zeppe são inspirados em obras clássicas do artista plástico friburguense e reconhecido internacionalmente, Alberto da Veiga Guignard. As demais reproduzem Picasso, Charlie Chaplin, Vang Gogh e Paul Gauguin, entre outros.
Ainda na Casa do Velho Marinheiro, mais obras de Guignard reproduzidas em PVC e que integram o acervo do Gama dão um toque especial ao circuito cultural junto a réplicas de obras de Guignard produzidas por Tony Minister.
O Gama também aproveita a ocasião para valorizar os artistas friburguenses com a mostra de 14 pinturas de Dirce Montechiari, Luciano Maurício, J. Coelho, Herbert Prelog, Fabiano De Longo, Maranhão, Waldemar Perales, Mário Ferreira e Egídio Libotte.
Mostras de arte na Marinha abrem as festividades dos 47 anos do Gama
O presidente do Gama, Chico Figueiredo, enaltece a parceria com a Marinha viabilizando um novo espaço cultural. Ele observa ainda que muitos friburguenses ainda não conhecem o Sanatório Naval, que é cercado de belezas naturais. "Visitar esse espaço com a oportunidade de valorizar a cultura é um experiência muito significativa”, diz ele.
Um dos fundadores do Gama e grande mentor do circuito de exposições, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, lembra que a iniciativa de disseminar a cultura agora também no Sanatório Naval dá a largada nas comemorações dos 47 anos de atividades multiculturais do Gama que serão completados em setembro.
Fazendo jus ainda ao título de agitador cultural, Jaburu pretende estimular entre as escolas friburguenses a organização de caravanas de estudantes para visitações ao circuito de exposições. "Nossas crianças e jovens precisam conhecer um pouco da nossa rica história e se acostumar a ter contato com a arte. Guignard, um dos grandes nomes das artes plásticas reverenciado em todo o mundo, nasceu aqui e muitos friburguenses ainda desconhecem”, observa Jaburu.
As exposições podem ser conferidas no Sanatório Naval sempre de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. A classificação etária é LIVRE.
Deixe o seu comentário