Sanatório Naval celebra 99 anos

quarta-feira, 01 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Foi com a presença do presidente da República, Nilo Peçanha, que, no dia 30 de junho de 1910, que o Sanatório Naval de Nova Friburgo abriu suas portas na intenção de providenciar tratamento adequado às vítimas do beribéri, doença contagiosa e letal que, na época, assolava boa parte do país. Faltando apenas um ano para as comemorações do centenário de uma instituição que abrigou desde vítimas da gripe espanhola e da tuberculose a prisioneiros de guerra alemães, a celebração ganhou ares de preparativos para a grande festa que certamente ocorrerá no ano que vem.

Numa breve missa realizada na capela da instituição, a missão da Marinha foi lembrada como um dos maiores sustentáculos de proteção da pátria. A seguir, uma cerimônia oficial na Casa do Velho Marinheiro, hotel criado nos anos 80 para acomodar oficiais em trânsito pela cidade. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado de comitiva oficial.

O capitão-de-fragata, médico neurologista e diretor do Sanatório Naval, Nestor Francisco Miranda Junior, lembrou da importância histórica da instituição. “Não esquecendo, é claro, da sua força como gerador de vocação dos jovens marinheiros que passam por aqui”, acentuou. Em seu discurso, o diretor do SN também destacou a valorização recebida pela instituição na cidade “que tão bem nos acolhe, com um amor sincero que se estende à nação”. Na cerimônia foram premiados militares e servidores civis padrão, por se destacarem no cumprimento de seus deveres. “Nada disso seria feito sem nossa tripulação”, lembrou o capitão-de-fragata. Na ocasião, receberam honras militares o segundo sargento, Luiz Roberto Dantes Coelho e o 3º sargento Delson Silva Feliciano, que estão entrando para reserva, além do terceiro sargento Orivelto Balonecker, o cabo George dos Santos Pacheco e o servidor civil José Luiz Marculino da Costa.

O prefeito Heródoto Bento de Mello aproveitou a oportunidade para rememorar sua trajetória política. “Quando fui prefeito pela primeira vez, só havia um policial em Nova Friburgo. Era o Sanatório Naval quem dava o tom de segurança à cidade. Lembro-me que quando diziam que o Sanatório estava descendo, era porque a coisa não estava bem”, acrescentou.

“O sanatório é uma instituição que respeitamos desde sempre, principalmente por estar instalada aqui, em Nova Friburgo e por ser um símbolo da saúde que pode ser encontrada em nossa cidade. Essa é a razão de termos sido escolhidos para abrigar a Marinha, porque éramos vistos como um reduto de beleza e saúde”, finalizou o prefeito, que se juntaria ao diretor do SN para comandar o Parabéns pra você que, com o corte do bolo, finalizou a cerimônia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade