Sambalanço relembra músicas de antigos carnavais

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Sambalanço relembra músicas de antigos carnavais
Sambalanço relembra músicas de antigos carnavais

Criado em 1987 por um grupo de amigos, o Sambalanço continua a fazer sucesso em Nova Friburgo. Neste carnaval, eles animam três bailes populares: sábado, dia 1º de março, o grupo estará em Riograndina; domingo, 2, será a vez dos moradores e turistas de São Pedro da Serra curtirem e dançarem ao som do conjunto e na segunda, 3, os músicos animam Amparo. 

"O bom disso é que estamos ajudando a resgatar o carnaval familiar, inclusive fora do centro da cidade”, afirma Alexandre Martins, o "Carioca”, um dos fundadores do grupo. "Nosso repertório é formado por marchinhas e sambas antigos, como Cabeleira do Zezé, Paz e Amor, Bota a Camisinha e sambas-enredos, entre eles, A Cigana, Hoje eu Vou Tomar um Porre, Vou Invadir o Nordeste, além das músicas de blocos, como o Cacique de Ramos”, conta ele, que é vocalista e percussionista do Sambalanço. 

Alexandre conta que ao vir morar em Nova Friburgo – ele, como o apelido já diz, é carioca – foi convidado por um amigo, Manoel Rufino, para formar um conjunto, junto com outros amigos. Logo depois já estavam tocando em shows, aniversários, casamentos e festivais da cidade. "Mas, sabe como é, o tempo vai passando, as pessoas vão tendo outros compromissos... Resolvemos nos dedicar ao carnaval. Percebemos que o Rio estava perdendo sua cultura, só se tocava música da Bahia. Foi uma fase em que só se ouvia axé no carnaval. Não que não se possa tocar axé no nosso carnaval, mas a maior parte do repertório tem que ser da nossa cultura. A Bahia faz isso, toca axé quase todo o tempo, eles tocam a cultura deles”, opina. "Felizmente, de uns cinco anos para cá, isso mudou. Um exemplo é o Bloco dos 9 ao 90,  que sempre toca marchinhas e sambas antigos. As pessoas gostam tanto dessas músicas que até nas matinês os pais fazem questão de que a gente mantenha o repertório. Então, temos um lista de marchas infantis para animar a garotada”, afirma Alexandre, que tem como companheiros de grupo João Luís, o "Zizi” (voz e cavaquinho), Carlos Alberto, "Caito” (baixo), Rosalto (guitarra), Evendro "Marrom” (bateria), Renatinho (trombone) e Silvinho "Chuvisco” (sax). 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade