A previsão inicial era de que o desfile comemorativo dos 193 anos de Nova Friburgo seria longo, devido às muitas participações. Instituições militares, colégios e agremiações desfilarem bonitos, com muito colorido e animação — e o desfile terminou antes do previsto, por volta das 12h30.
A solenidade de hasteamento de bandeiras foi realizada em frente à sede da Prefeitura. O prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto hasteou a bandeira do Brasil; o diretor do Sanatório Naval, capitão de mar e guerra, médico Antônio Carlos Barbosa Nardin de Lima, a do Estado do Rio; e o deputado estadual Rogério Cabral, a de Nova Friburgo. A Banda Campesina Friburguense executou os hinos Nacional Brasileiro e de Nova Friburgo, este também entoado pela professora Marlene Moreira. Logo após foi observado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia de janeiro passado. Dermeval e Nardin passaram as tropas em revista e seguiram em carro oficial para o palanque das autoridades. O helicóptero que jogaria pétalas de rosas sobre a Avenida Alberto Braune não se deslocou até Nova Friburgo por não haver teto que permitisse o voo até a cidade.
INSTITUIÇÕES MILITARES
O desfile militar foi aberto pela Banda Campesina Friburguense, vindo em seguida a Marinha do Brasil, através do Sanatório Naval de Nova Friburgo e da representação da Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais. Passaram em seguida a Polícia Militar, através do 11º Batalhão de Polícia Militar, Cia. Independente de Cães, Batalhão Florestal, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Grupamento Aéreo Marítimo e Batalhão de Polícia Rodoviária; viaturas do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil; 40º Grupo de Escoteiros, que tem sede no Colégio Anchieta, e a Banda Euterpe Friburguense.
AGREMIAÇÕES
O desfile cívico foi aberto pela Associação Pestalozzi e sua banda fanfarra. Seguiram-se a Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape), Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), Associação da Mulher Mastectomizada (Amma), Centro de Convivência da Melhor Idade, Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) e seus idosos num dos trenzinhos da cidade; Colégio Municipal Odette Penna Muniz, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), com representações da Educação no Trânsito e Projeto Gol de Placa.
O desfile da Secretaria Municipal de Educação foi todo diferente, por ser integrado por 300 alunos das escolas municipais e mais 200 professores. Muito animadas e fazendo bolinhas de sabão, as crianças desfilaram cantando, bem alegres, dando um colorido todo especial ao desfile. Em seguida passaram os colégios Estadual Canadá e Nossa Senhora das Mercês, com representações do Grupo Silvana Gym/Instituto de Esporte e Cultura de Nova Friburgo (Inec); Firjan/Sesi/Senai, União Brasileira de Trovadores, Clube dos Desbravadores, Rotary Club de Nova Friburgo, que está comemorando 50 anos; Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, através do seu grupo Sanfoneiros da Serra; e o Educandário Miosótis, que prestou homenagem aos bombeiros militares com um grupo de crianças vestidas a caráter.
Seguindo a ordem do desfile passaram o Sítio Escola Papette, Centro Educacional Lemos Valentim, Colégio Estadual Jamil El-Jaick, Lions Clube de Nova Friburgo e seu Clube de Castores, prestando homenagem aos garis de Nova Friburgo pelo Dia do Gari, também comemorado em 16 de maio; colégios estaduais Tuffy El-Jaick e Galdino do Valle Filho; Aldeia da Criança Alegre – Kinderdorf-Rio, com representação do projeto Rural Legal, desenvolvido em parceria com a Associação Comercial; Igreja Evangélica Maranata e, fechando o desfile, a Oficina-Escola de Nova Friburgo, com representações dos cursos de arte circense, dança, teatro e dos pontos de cultura de Olaria e Riograndina, além da Banda Municipal.
O prefeito Dermeval empolgou-se durante o desfile da Oficina-Escola. Desceu do palanque e até “regeu” a Banda Municipal com a batuta do maestro Mário José Bastos Jorge (Marinho). E seguiu a pé, com secretários e o povo, até o final da Avenida Alberto Braune.
Deixe o seu comentário