Saiba como reconhecer uma nota falsificada

quinta-feira, 07 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Conforme publicado recentemente em A VOZ DA SERRA, comerciantes de Nova Friburgo alertam para a circulação de notas falsas no município e pedem atenção dos consumidores. As falsificações são das novas notas de R$ 50 e R$ 100, cujo tamanho é maior e o layout mais atraente, com as figuras de animais na horizontal e imagem tridimensional. Por conta disso, é fundamental ficar de olho nos elementos de segurança da nota para não ficar no prejuízo. 
O principal cuidado para checar a autenticidade de uma nota é observar a marca-d’água, segurando a cédula contra a luz e olhando para o canto que possui uma numeração. Segundo dados do Banco Central, cerca de 60% das notas falsificadas não possuem a marca, item que atesta a veracidade. Entretanto, outras estratégias também devem ser usadas já que pelo menos 15% das falsificações das notas brasileiras são obtidas através da lavagem de cédulas de valor inferior. Confira o passo a passo para reconhecer o verdadeiro Real. 

O passo a passo da verificação

Observe a marca-d’água - Segure a cédula contra a luz e olhe para o canto que possui uma numeração. Nas notas mais antigas, na área clara à esquerda há figuras que representam a República ou a Bandeira Nacional em tons claros e escuros. Já nas cédulas novas, estão os animais que estampam a nota, com variação de tons claros e escuros.

Descubra o número escondido - Nas notas antigas observe na parte da frente das cédulas a numeração e assim você verá as letras “B” e “C”. Já nas cédulas novas, na parte da frente das notas você consegue um número que indica o valor da nota.

Observe os símbolos e a faixa holográfica - Armas Nacionais, que fica nos dois lados da cédula, já para as notas de 2010 é necessário encontrar a faixa holográfica. Para isso é só movimentar a nota que você verá o desenho colorido da onça e o número 50 e a palavra “Reais” se alternam e as cores ficam em movimentos. Isso vale para as cédulas de 100 reais.

Sinta o alto-relevo das cédulas - Com os dedos é possível sentir que o papel legítimo das cédulas é mais grosso que um papel comum e, além disso, as notas antigas apresentam o brasão da República em alto-relevo e nele está escrito “Banco Central do Brasil”, além do valor da cédula. Já nas notas de 2010, você sente um relevo com as legendas “República Federativa do Brasil” e “Banco Central do Brasil” e o valor da nota nas laterais e na parte da frente das cédulas.

Como proceder ao receber uma nota falsa? - Se você estiver em uma agência bancária é só retirar um extrato que comprove o saque e consultar o gerente. Em situações fora do expediente, tire o comprovante do saque e vá até uma delegacia para registrar a ocorrência. Em transações do dia a dia nos comércios é direito do cidadão recusar-se a receber as cédulas. Notas manchadas com tinta vermelha também são consideradas suspeitas pois podem ser roubadas de caixas eletrônicos. Vale destacar que quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação, após ter atestado sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção. 
(Fonte: Banco Central)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade