A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel), fundada em 1891, pede passagem para a sua banda tocar.
Em momento histórico imperdível, a banda-escola da Euterpe Lumiarense se apresentará no próximo sábado, 9 de abril, às 19h, no coreto da Praça Carlos Maria Marchon, no centro de Lumiar, como resultado de um trabalho que começou em setembro de 2008. A intenção da Smel é que sua banda venha a fazer parte do Projeto Banda na Praça, da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo.
Na mesma programação, às 20h será a estreia do grupo de chorinho que está sendo formado pela Euterpe Lumiarense e, às 21h, o já tradicional Sanfoneiros da Serra estará fechando a noite de celebração e festa, marcando o resgate e valorização da cultura local.
A empreitada cultural da Smel, além de criar um ambiente musical de interesse turístico, promove o fortalecimento da autoestima e do sentimento de pertencimento da população tradicional de Lumiar e São Pedro da Serra. Não faz muito tempo, vivia-se na região quase que exclusivamente da agricultura, que, por diversos motivos, perdeu seu valor econômico e simbólico. Diante desta nova realidade, limitaram-se as perspectivas que a sociedade local sabia oferecer aos seus jovens e estes, consequentemente, viram-se desorientados a respeito de caminhos a escolher em suas existências. Esta é a grande justificativa social da atuação da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense.
A Euterpe Lumiarense é Ponto de Cultura reconhecido pelo governo do estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e tem como parceira em Nova Friburgo a Secretaria Municipal de Cultura.
PROGRAMAÇÃO
19h: Apresentação da banda-escola Euterpe Lumiarense
20h: Estreia do grupo de chorinho da Euterpe Lumiarense
21h: Sanfoneiros da Serra
Deixe o seu comentário