Sábado com Caminhada Outubro Rosa no centro de Friburgo

Atividade encerra o mês de conscientização sobre a importância de prevenção ao câncer de mama
quinta-feira, 24 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A caminhada  em anos anteriores (Arquivo AVS)
A caminhada em anos anteriores (Arquivo AVS)

A Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma), promove neste sábado, 26, a tradicional Caminhada Rosa. O evento encerra as atividades do Outubro Rosa, mês volta à conscientização das mulheres quanto a necessidade de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. A caminhada terá concentração às 9h30, em frente ao shopping Cadima. Em seguida, as mulheres uniformizadas com camisas rosas percorrerão as calçadas da Avenida Alberto Braune e as praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas empunhando balões cor de rosa e acompanhadas de banda de música. Com animação, elas irão convocar as mulheres friburguenses e se prevenirem realizando o auto exame das mamas e incentivando-os a se consultarem com ginecologistas e submeterem-se a exames laboratoriais periodicamente.

Dados do American Institute for Cancer Research demonstram que o câncer de mama é o que tem a maior ocorrência dentre as mulheres , além de ser o segundo mais comum de todos os casos da doença. O Projeto de Avaliação Contínua - que avalia globalmente a relação entre dieta, nutrição e atividade física - relaciona o risco de aquisição ao consumo de bebidas alcoólicas, peso ao nascer, altura, quantidade de gordura corporal e ganho de peso. Por outro lado, a prevenção ao risco está inteiramente relacionada à maior atividade física, o que deve ser incentivado entre as mulheres.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) a estimativa do número de casos de mama este ano é de 59.700. Desde a década de 1980 até 2016, por exemplo, as taxas de mortalidade variaram de 9,2 a 12,4 por 100 mil mulheres, o que representa um aumento de 33,6% em 35 anos de observação. No entanto, é importante lembrar que a doença tem tratamento e cura, sendo necessária a devida prevenção.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade