Em tempos de valorização do meio ambiente e adoção de novos hábitos de preservação da natureza, ainda é possível observar atitudes que estão na contramão dessas ações. Basta caminhar pelas ruas de Nova Friburgo para se deparar com vários exemplos de falta de cidadania e educação de alguns segmentos da população. Na manhã da última quarta-feira, 8, a equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA flagrou esta montanha de caixas de sapato de uma badalada loja da cidade, jogadas na esquina da Avenida Ariosto Bento de Mello com a Rua Eugênio Müller.
Além do desrespeito à empresa de coleta de lixo, já que as caixas não estavam acondicionadas em sacolas, o fato chamou a atenção de muita gente pelo descaso com as regras mínimas de boa convivência. Isso porque o amontoado de caixas prejudicou a passagem de pedestres, principalmente de mães com carrinhos de bebê, e trouxe muita poluição visual ao tradicional endereço.
Outra crítica ao descarte das caixas é que o material poderia ter sido revertido para a reciclagem, através de doação a catadores ou instituições que realizam o serviço. Uma delas é o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), que aceita doações de material reciclável como papelão e garrafas pet. “Temos um depósito onde juntamos esse material para ser vendido a empresas de reciclagem. É mais uma forma que temos de arrecadar recursos para a nossa instituição”, diz a presidente Clélia Rangel.
Vale destacar que o problema do lixo amontoado nas calçadas da cidade já foi tema de diversas reportagens publicadas no jornal. O mau hábito continua frequente entre alguns moradores e comerciantes da cidade e é alvo de várias queixas que chegam à redação do jornal. Além de enfear as ruas da cidade, o lixo colocado a qualquer hora contribui para a proliferação de insetos e deixa as calçadas repletas de sujeira e em condições insalubres.
Deixe o seu comentário