(SECOM) - Um problema que se arrasta há dois anos, fruto das chuvas de 2007, e que ameaça uma das ruas mais conhecidas de Nova Friburgo, está chegando ao fim. Teve início na última segunda-feira, 12 - mesmo sendo feriado - as obras de recuperação estrutural da rua São Paulo, no bairro Bela Vista. O trecho ruiu durante o verão de 2007, depois de infiltrações decorrentes das fortes chuvas da época, no terreno onde parte da via se apoia.
Segundo o secretário de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa, a solução encontrada para dar novo suporte à rua e evitar o seu desabamento, foi a construção de um aterro que recupere o formato original do terreno e volte a sustentar a via. “Vamos aterrar a margem da rua e levantar o terreno ao nível da via, para que a terra volte a sustentá-la, da mesma maneira que era antes da escavação que foi feita”, explicou o secretário, ao detalhar que a retirada da terra que apoiava a rua (na ocasião, por uma empreiteira particular), somada à infiltração provocada pelas chuvas de 2007, teve como resultado a erosão de boa parte da rua São Paulo e o consequente desabamento do trecho que comprometeu a circulação de veículos, sobretudo caminhões e ônibus, estes que fazem a linha Alto de Olaria, via rua São Paulo.
A obra consta de 80 metros de extensão (ao longo da via) e o aterro chegará a 20 metros de altura, para sustentação da rua e das diversas casas cujas estruturas dependem do bom estado do terreno onde se apoiam.
O trabalho está sendo feito por um trator de esteira, duas retro-escavadeiras e oito caminhões, que devem, ao final da obra, fazer cerca de três mil e quinhentas viagens carregados com terra.
O secretário de Obras informa ainda que toda a rede de águas pluviais será refeita e o asfalto reconstruído. Se o clima permanecer sem chuvas, os trabalhos devem seguir até sábado, 17.
Deixe o seu comentário