Rua General Osório: alteração no sentido será estendida até o Suspiro ainda neste mês

quinta-feira, 02 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Henrique Amorim

A Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) não vai esperar mais a conclusão das obras de revitalização da Praça do Suspiro para alterar o sentido de direção da Rua General Osório, entre a confluência com a Rua Aristão Pinto (acesso à ponte da Rua Sete de Setembro) e o Suspiro. A mão de direção neste trecho será invertida ainda neste mês. O anúncio foi feito pelo superintendente do órgão, Vanor Pacheco, o Vanozinho, com exclusividade à reportagem de A VOZ DA SERRA. Com a medida, a Autran espera oferecer uma nova via alternativa no sentido Norte-Centro e acesso ao bairro Olaria sem a necessidade dos motoristas terem que passar pelo Paissandu.

Há pouco mais de um mês, o sentido de direção da Rua General Osório, entre as ruas Aristão Pinto e Henrique Zamith (em frente à Casa dos Pobres) foi alterado, e embora alguns motoristas e pedestres questionem a medida, Vanozinho considera que a mudança deu certo, mesmo com retenções nos horários de pico na ponte em frente à fábrica de ferragens Haga, onde os motoristas oriundos do Centro e bairros da região Sul e que se dirigem à Rua General Osório têm que fazer o retorno.

O superintendente da Autran acredita que essa retenção será minimizada com a inversão no sentido de direção da Rua Padre Yabar, que facilitará o retorno dos motoristas e o acesso ao Colégio Anchieta, sem a necessidade de retorno na ponte da Haga. A Rua Padre Yabar será invertida assim que a Rua General Osório tiver o sentido de direção alterado em toda a sua extensão.

Mudanças também na sincronia de sinais e no trajeto de três linhas de ônibus

Para alterar a mão de direção na Rua General Osório, entre a Rua Aristão Pinto e o Suspiro, a Autran instalará um novo sinal de trânsito na esquina da Rua General Osório e a Praça do Suspiro, com várias placas de sinalização orientando os motoristas com destino ao bairro de Olaria a dar preferência ao itinerário alternativo, via Vila Amélia, Lagoinha e Vale dos Pinheiros. Já os motoristas que se dirijam ao Centro ou ao Paissandu deverão dobrar à esquerda, em frente ao Centro de Convivência da Feliz Idade e, então, acessar, à direita, a Avenida Galdino do Valle Filho. A medida desencadeará uma nova sincronia nos sinais da Avenida Santos Dumont e da ponte da Rua Francisco Miele.

Como a obra de recuperação do Suspiro só deverá ser retomada após a liberação de repasses federais, ainda sem data prevista, Vanozinho acredita que, depois do reinício dos serviços e enquanto se estender a obra, o tráfego na Rua General Osório permanecerá em meia pista. Com a alteração do sentido de direção na Rua General Osório, os ônibus urbanos das linhas Vale dos Pinheiros-Cordoeira, Lagoinha-Cordoeira e Granja Spinelli-Centro terão os itinerários alterados. Ao chegar ao Suspiro, essas linhas deverão seguir pela Avenida Galdino do Valle e fazer o retorno em direção à rodoviária de integração na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, seguindo a partir daí pelas avenidas Padre Roberto Sabóia de Medeiros e Comte Bittencourt e Rua Galeano das Neves, em direção à rodoviária de integração. A Autran ainda instituirá um novo ponto de parada de ônibus com recuo no Suspiro, na calçada lateral ao Centro de Convivência, exclusivamente para essas linhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade