Henrique Amorim
Pelo menos 30 crianças entre 7 e 12 anos e dez adultos participantes do curso Ensino de Jovens e Adultos (EJA), todos alunos de escolas municipais de Nova Friburgo, serão beneficiados amanhã, 31, com óculos oferecidos gratuitamente pelo projeto "De Olho no Futuro”, do Rotary Clube Nova Friburgo. A ação social realizada anualmente visa detectar precocemente a deficiência visual em crianças e a partir desta edição passa a contemplar também adultos que voltaram aos bancos escolares. Dentre os beneficiados do EJA estão alunos entre 38 e 67 anos, muitos deles que não conseguiam estudar devido à dificuldade para enxergar. A solenidade de entrega dos óculos ocorrerá às 10h na sede do Rotary Clube, na Rua Augusto Spinelli, 169, no Centro, com a participação do presidente do Rotary Clube Nova Friburgo, Cristiano de Carvalho Valladares, e demais rotarianos.
A coordenadora do projeto "De Olho no Futuro”, a empresária Márcia Carestiato Sancho, explica que a iniciativa é realizada em parceria com as escolas municipais e as doações ocorrem geralmente duas ou três vezes a cada ano. "Os professores durante as aulas já costumam detectar os alunos que têm alguma dificuldade para enxergar o quadro e isso geralmente reflete na queda do aprendizado. O Rotary disponibiliza um teste básico por escalas que identifica os alunos com alguma deficiência visual e estes são encaminhados, então, para exames médicos custeados pelo Rotary”, conta Márcia, frisando que desta vez 80 crianças e adultos do EJA foram selecionados.
Ainda segundo Márcia, todos foram submetidos a exames de acuidade visual na clínica Centro Oftalmológico Nova Friburgo, com o oftalmologista Alexandre Alvarez Ribeiro. Na maratona de exames ele contou com a ajuda do também oftalmologista e ex-integrante do Rotary, Maurício Browne de Paula, que atualmente reside no Canadá, mas em viagem ao Brasil não hesitou em colaborar novamente com o projeto em Nova Friburgo. Do total de alunos examinados, a metade necessita de óculos para corrigir deficiências visuais.
"É uma grande satisfação para nós do Rotary Nova Friburgo percebermos o avanço das crianças na vida escolar depois que passam a usar os óculos. Sabemos que muitas famílias não têm condições de arcar com os custos de exames médicos e confecção de óculos”, observa Márcia que a cada solenidade de entrega de óculos nunca deixa de se emocionar.
Deixe o seu comentário