Rotary Club Nova Friburgo Imperador levará milhares de alunos da rede municipal ao teatro

quarta-feira, 12 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Numa promoção do Rotary Club Nova Friburgo Imperador e secretarias de Educação e de Cultura da Prefeitura de Nova Friburgo, cerca de 3.000 crianças serão homenageadas nos dias 13 e 14, quinta e sexta-feira, com duas sessões diárias, às 10h e 15h, da peça infantil “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque de Holanda, encenada pela Companhia Teatrae, dentro do Projeto Outubro é das Crianças.

As crianças serão recebidas pelos membros do Rotary Imperador no estacionamento do Teatro Municipal, lancharão e serão encaminhadas para o teatro onde haverá sorteio de bicicletas e outros brinquedos e assistirão à peça.

Os presentes sorteados, bem como a participação das crianças no Projeto Outubro é das Crianças foram viabilizados graças ao patrocínio das empresas CCA Laticínios, Casa Friburgo, Caminhos Dourados, De Chelles, Formato Construções, Frigodário, Frienge Engenharia, Habitare Apart Hotel, Haga, Hak, InterTV – Serramar, Isero, Localiza, Pedrinco, Rota 116, Serramais, Stam Metalúrgica e GS Saúde, que receberão uma homenagem especial do Rotary Club Imperador ao final do projeto.

Todos os serviços serão executados voluntariamente por membros do Rotary Club Nova Friburgo Imperador e suas esposas.

O secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, o secretário de Cultura, Roosevelt Concy, e equipes têm demonstrado grande entusiasmo com o resultado desse evento, que é realizado há cerca de 20 anos em Nova Friburgo. Além disso, faz parte do projeto um concurso de desenhos para os alunos de 7 a 9 anos e de frases para os de 10 a 14 anos sobre o tema “Outubro é das Crianças”, com premiação para os três primeiros colocados. Todo evento será registrado em vídeo para produção de um documentário.

Trata-se de uma promoção do Rotary Club Nova Friburgo Imperador, contando com o apoio das Secretarias de Educação e de Cultura da Prefeitura de Nova Friburgo, Jornal A Voz da Serra, Tv Zoom, Rádio Sucesso-FM, HN Comunicação Visual, Kolumbus Buffet, Louback Ambiance, Superpão, Gourmet Brazil, Hotel Dominguez Plaza, Canoa da Serra Viagens e Turismo, Gráfica Visual Atenas da Serra, Gula Pura, Unimed-Nova Friburgo e EBMA.

“OS SALTIMBANCOS”, CIA. TEATRAE —TEMPORADA 2011

Os Saltimbancos nasceu de uma história dos italianos Luiz Enríquez e Sérgio Bardotti, baseada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm. Chico Buarque de Hollanda transportou o texto para uma linguagem brasileira, teatral e de caráter intrinsecamente musical. A adaptação brasileira conta a história de quatro animais—um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata—que, impulsionados pelos maus-tratos sofridos nas casas de seus senhores, resolvem fugir.

Ao se encontrarem, decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para seguir carreira artística. No caminho, encontram seus antigos senhores e, temendo serem novamente escravizados, decidem enfrentá-los. Os bichos vencem e chegam à conclusão de que, unidos, conseguirão superar as dificuldades, sem precisarem ir à cidade.

A Cia. Teatrae existe desde 2007, é residente na cidade do Carmo (RJ) e é composta por Jô Corrêa—ator e produtor (que faz o jumento); PC Perrut—ator, figurinista e cenógrafo (Cachorro); Cristina Goulart—atriz e assistente de produção (Galinha); Flora Moreno—assistente de produção e atriz (Gata); Orleni Torres—diretor, produtor e músico (Pianista); André Salles—diretor musical e músico (violonista/guitarrista); Liliam Clécia—assistente de produção, iluminadora e atriz stand-in; Valéria Torres—produtora Eeecutiva. A Cia. vem se empenhando na sua preparação vocal, corporal e teatral desde então. A proposta deste trabalho é de a música—que para este espetáculo tem função primordial—ser literalmente o texto cantado.

“Os Saltimbancos” da Cia. Teatrae é composto por onze músicas coreografadas, cantadas ao vivo por seis vozes e executadas por um tecladista e um guitarrista/violonista. Os figurinos e maquiagens foram compostos de acordo com o processo de cada ator com seu personagem; o cenário representa um caminho de teclas de piano, o que remete ao sonho de os animais buscarem a carreira artística e serem livres bem como as pernas de coxia, que são coloridas e repletas de pegadas. Toda a estética do espetáculo visa despertar o interesse das crianças para o teatro, que com riqueza e sutileza introduz a todos num mundo de fantasia e criatividade.

No ano de 2011 a Cia. Teatrae comemora 120 apresentações de “Os Saltimbancos”, com aproximadamente 21 mil espectadores. Depois de se apresentar em teatros e espaços de várias cidades do Estado (Centro Cultural Profº Jair Nunes Macuco/Teatro Lali Monteiro—Carmo-RJ; Teatro da UFF, Niterói-RJ; Teatro Municipal Raul Cortez, Duque de Caxias; Teatro Popular de Rio das Ostras; Centro de Arte de Nova Friburgo; Teatro Municipal de Nova Friburgo; Volta Grande-MG; Italva-RJ; Cardoso Moreira-RJ, Natividade-RJ; Quatis-RJ, Cine-Teatro Brasil de Além Paraíba-MG, Macaé-RJ, Saquarema-RJ.

O espetáculo foi completamente produzido na cidade do Carmo-RJ e, desde 2008, faz apresentações pelo estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com projeto de seguir turnê por outros estados. Aproveitamos os talentos carmenses na execução do espetáculo, reunindo diretor, atores, preparador vocal, coreógrafos, cenógrafos, produtores, figurinista e maquiador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade