Rotary Club de Nova Friburgo promove distribuição de óculos do Projeto De Olho No Futuro

segunda-feira, 02 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Na manhã do último sábado (24), o Rotary Club de Nova Friburgo reuniu educadoras e diretoras de 12 escolas públicas municipais da cidade, em mais uma cerimônia de entrega de óculos do Projeto De Olho No Futuro. Foram contempladas 25 crianças, que, acompanhadas de seus familiares, também ouviram orientações acerca da importância do acompanhamento do uso dos óculos por parte dos pais, bem como dos cuidados para a conservação dos mesmos.

Dentre as 111 crianças que passaram pela triagem feita pelos professores nas escolas, com a utilização da Escala de Snellen, 74 foram encaminhadas para consulta médica e, dessas, 25 crianças foram diagnosticadas pelo oftalmologista doutor Maurício Brawne para a utilização ou substituição dos óculos.

Abrindo os trabalhos, o presidente Rodrigo Guimarães saudou a todos falando o orgulho que os rotarianos têm em proporcionar aos alunos mais carentes a oportunidade de enxergar, que muitas vezes é um fator determinante para o interesse das crianças pelo aprendizado. A coordenadora do projeto Márcia Carestiato Sancho ressaltou as diversas contribuições de voluntários nessa iniciativa, mostrando que aquela cerimônia de entrega, na verdade, é antecedida de várias outras etapas, como a triagem feita pelos professores, o oferecimento dos óculos da Ótica Reluz a preços de custo e os exames oftalmológicos.

A educadora Maria de Fátima Carestiato orientou os pais sobre o fundamental papel dos familiares no êxito do projeto. Ela chamou a atenção de todos para a necessidade do acompanhamento do uso contínuo dos óculos, que, incialmente, pode gerar dor ou desconforto. No entanto, com o acompanhamento dos educadores e familiares, bons resultados vêm sendo constatados a cada nova entrega de óculos feita pelo Rotary.

Também prestigiou o evento a Secretária de Educação Ledir Porto, que, em nome do prefeito Heródoto, agradeceu ao Rotary Club de Nova Friburgo pela valorosa ajuda para a redução das carências das nossas crianças, que, ressaltou, são inúmeras. Para Ledir, o empenho dos educadores e o da sociedade civil organizada são fundamentais para minimizar os dramas sociais da atualidade, além, é claro, da ativa participação dos pais no cotidiano da escola.

Os alunos Maria Izabel Loureiro de Mattos, Andreza Martins Pacheco Silva, Yan de Moraes Ramos e Rian do Vale Cardinot, de 7 a 10 anos, leram mensagens de agradecimento ao Rotary. Já a aluna Maria Elisa, do programa Educação de Jovens e Adultos do Lafayette Bravo, fez seu agradecimento de improviso, e prometeu ler futuramente, quando, de posse de seus novos óculos, conseguir dar continuidade aos seus estudos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade