Na noite da última quinta-feira, 25, o Rotary Club de Nova Friburgo prestou reconhecimento aos profissionais João Ferreira da Silva e Daniel Cunha, integrantes da Guarda Municipal de Nova Friburgo. Cumprindo um de seus principais objetivos estatutários, o Rotary prima pelo reconhecimento constante de toda ocupação útil, destacando as melhores práticas e posturas profissionais de forma a cultivar e disseminar elevados níveis éticos nas relações sociais.
Obedecendo a esses critérios, o Rotary destacou a atuação do guarda municipal João Ferreira da Silva, reconhecido por toda a corporação como exemplo de assiduidade, dedicação e disciplina. Além de não faltar com seu compromisso com o trabalho, João prima pelo trato cordial e sempre pronto a cativar o cidadão, características modernamente consideradas fundamentais, diante da atual filosofia da segurança comunitária. Já o guarda municipal Daniel Cunha, além de também cultivar o mesmo nível ético-profissional, vem se destacando na condução da subdivisão ambiental da Guarda Municipal, liderando a execução de projetos de reflorestamento e promoção da ordem nos parques da cidade. Um dos exemplos é a parceria com a Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), pela qual serão reflorestados 20 hectares do Sanatório Naval com espécies nativas.
Estiveram presentes o comandante da Guarda Municipal, major Alexandre Pitaluga, e o secretário municipal de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda. O major Pitaluga fez uma breve demonstração sobre as divisões de atuação da corporação e relatou um pouco da recente reformulação da estrutura da guarda. Com a recente aprovação de lei municipal pela Câmara local, o município estruturou a Guarda Municipal nos moldes preconizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), credenciando a cidade para o recebimento de recursos federais a serem aplicados na área de segurança pública. Pitaluga esclareceu ainda que “os guardas municipais já atuavam em apoio à Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Com as reformas que vêm sendo feitas, os guardas passam a ser pró-ativos, podendo cooperar cada vez mais com os órgãos de segurança pública estadual e municipal, a exemplo da atuação de sucesso testemunhada no último Carnaval”.
O coronel Hudson agradeceu ao Rotary pela iniciativa, felicitando a escolha dos exemplares membros da corporação que, segundo o secretário, têm sido fundamentais na execução do projeto que visa a promover a ordem com o máximo respeito ao cidadão e a aproximação constante com a comunidade. Segundo Hudson, a parceria entre a Secretaria Municipal de Ordem Urbana, as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros tem aumentado cada vez mais, na medida em que os comandos locais têm sido incansáveis na superação das carências de infraestrutura do interior do estado.
Deixe o seu comentário