O Rotary Club de Nova Friburgo e a Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran) lançam a campanha educativa O Pedestre pede passagem (PPP), visando à conscientização de motoristas e pedestres para a importância do cumprimento das regras de trânsito na cidade. A campanha já está nas ruas, com veiculação de peças de divulgação com a logomarca do PPP nos vidros traseiros de ônibus municipais. Haverá distribuição de adesivos para carros e afixação de cartazes em prédios públicos e no comércio. O ponto alto será no dia 28, quando equipes do Rotary e da Autran farão blitz educativas nos principais cruzamentos com faixas de pedestres, para mobilizar toda a população.
As blitz acontecerão entre 10h e 15h nas principais faixas de pedestres do Centro. O ponto de partida será na Rua Sete de Setembro, próximo ao terminal rodoviário, trecho considerado crítico por conta do elevado número de ocorrências, passando pelas praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira, até chegar à Avenida Alberto Braune. A ideia é parar em cada faixa e chamar a atenção de motoristas e pedestres para a necessidade de maior respeito mútuo como melhor maneira de evitar atropelamentos. Os motoristas serão convidados a aderir à campanha com a afixação de adesivos nos carros, com o seguinte texto: “Eu respeito a vida - Dou preferência ao pedestre”.
A ideia de desenvolver a campanha PPP partiu do Rotary Club de Nova Friburgo. O presidente do biênio 2009-2010, Antônio Carlos Celles Cordeiro, informou que a iniciativa foi do saudoso companheiro Elias Evangelista Cortês, que faleceu no início do ano passado. Segundo ele, a execução do projeto, hoje sob a coordenação do também rotariano Bruno Mayer, gerente operacional da Friburgo Auto Ônibus (Faol), passou a ter mais o motivo de homenagem ao idealizador do PPP. “O projeto Pedestre pede passagem foi concebido com o objetivo de resgate do respeito ao transeunte e da paz no trânsito. Modernamente o trânsito vem se tornando cada vez mais violento. Mas nós acreditamos que motoristas e pedestres podem transformar esse ambiente hostil num espaço urbano mais harmônico. A ideia é conscientizar o cidadão, promovendo a paz e a educação no trânsito. Através de ações como essas, o Rotary procura cumprir seus objetivos, entre os quais se destaca a promoção da melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada”, explicou Antônio Carlos.
Estão previstas mais três atividades até o fim deste ano, todas voltadas para a questão do respeito às faixas de pedestres. A campanha, no entanto, tem caráter permanente, desenvolvendo um tema específico a cada ano, sempre com o intuito de buscar maior esclarecimento da população em geral para o respeito às leis de trânsito e ao próximo como a melhor forma de reduzir a violência no trânsito, um grave problema em Nova Friburgo, que tem provocado muitas mortes, em especial de jovens. O PPP tem apoio das empresas Linha e Verbo Comunicação em Movimento, HN Comunicação Visual, Faol, Concessionária Rota 116 e Universidade Candido Mendes.
O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo, coronel Hudson de Aguiar Miranda, que também comanda a Força-tarefa de Ordem Urbana no município, afirmou que a Autran não poderia ficar de fora desta iniciativa do Rotary Club, destacando que todas as ações que busquem maior conscientização de motoristas e pedestres para a necessidade de se respeitar as leis de trânsito devem receber total apoio da administração municipal. “Só podemos elogiar, de forma entusiástica, a iniciativa do Rotary Club de Nova Friburgo e colaborar diretamente nas atividades programadas através do PPP”, reforçou o superintendente. Coronel Hudson lembrou ainda que é muito importante esclarecer não só os motoristas, mas também os pedestres, para que estejam sempre atentos no momento da travessia. “Temos que reforçar com os motoristas a necessidade de que deem preferência ao pedestre, que respeitem a faixa nos cruzamentos e parem para as pessoas atravessarem. No entanto, os pedestres também precisam fazer a sua parte, respeitando a sinalização de trânsito e não atravessando quando o sinal estiver verde para os veículos. Além disso, devem sempre ter muita prudência ao deixar as calçadas, porque nem todos os motoristas estão cientes de suas obrigações. Por fim, devem redobrar a atenção, principalmente se estiverem acompanhados de crianças ou idosos, que normalmente caminham mais devagar”, alertou.
Deixe o seu comentário