Flávia Namen
O aguardado lançamento da Rota Cervejeira Serra Verde Imperial será no próximo dia 21, durante o Festival Internacional de Cervejas Mondial La Bière, que será realizado de 20 a 23 deste mês no Terreirão do Samba, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo idealizador da iniciativa, o secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs, em recente solenidade ocorrida na cidade.
A nova rota visa oferecer aos turistas e visitantes uma experiência única e marcante de imersão na cultura cervejeira da região, com um roteiro que abrange as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. O circuito interliga dez micro e grandes cervejarias, além de bares e pubs que produzem a própria bebida. Entre os atrativos estão a Vila St. Gallen, uma réplica de uma vila germânica que conta com restaurante e fábrica de cerveja, em Teresópolis; o Museu da Cerveja, em Petrópolis; as microcervejarias artesanais de Nova Friburgo e a Brasil Kirin, em Cachoeiras de Macacu, onde é produzida a cerveja Schincariol.
Além de consumir cervejas com sabores especiais e exóticos, feitas à base dos mais variados ingredientes, quem trilhar a rota cervejeira poderá conhecer famosos pontos turísticos da região, como os monumentos históricos de Petrópolis; a Granja Comary, em Teresópolis; a Pedra do Cão Sentado, em Nova Friburgo; e as águas cristalinas das cachoeiras de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu.
Roteiro deve atrair 150 mil visitantes
A expectativa é de que o novo roteiro atraia 150 mil visitantes por ano à Região Serrana, dos quais 50 mil apenas em Nova Friburgo. "Este projeto específico alavanca de forma muito interessante o turismo no município e em toda a região, movimentando não só o mercado de cerveja como também os setores de gastronomia e hotelaria”, destaca Nauro Grehs.
O setor cervejeiro gera três mil empregos diretos e 20 mil indiretos na região. Desde agosto, as microcervejarias podem se beneficiar da redução do ICMS concedida a fábricas que produzem até três milhões de litros anuais (com, no mínimo, 90% de cereais maltados ou extrato de malte) e vendam até 200 mil litros por mês.
Vale lembrar que, em agosto passado, o projeto Rota Cervejeira foi apresentado ao ministro do Turismo, Vinicius Lages, que esteve em Nova Friburgo, juntamente com o secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita. Na ocasião, ele conheceu detalhes do projeto, visitou a Cervejaria Barão, em Conselheiro Paulino, e conheceu os diversos rótulos de cervejas artesanais de alta qualidade produzidas no município.
A exemplo dos itinerários turísticos pelos vinhedos no sul do país, a Rota Cervejeira tem tudo para se tornar um sucesso no segmento do turismo temático. A começar pela tradição da cultura cervejeira trazida pelos colonizadores europeus dos municípios da Região Serrana. Belas montanhas, ar puro e gastronomia de alto nível prometem oferecer aos visitantes um passeio inesquecível.
A nova rota é resultado de um projeto desenvolvido pela Associação Turística das Cervejarias & Cervejeiros do Rio de Janeiro (Accerj-Tur) e conta com a chancela do conselho turístico Serra Verde Imperial, também presidido por Nauro Grehs.
Deixe o seu comentário