Imagine fazer um tour por cervejarias industriais e artesanais, acompanhando as etapas do processo de produção e participando de degustações do produto nos mais variados sabores e aromas. Esse é um dos atrativos da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, o mais novo roteiro turístico da Região Serrana que será lançado oficialmente nesta terça-feira, 18, no Palácio Guanabara. O governador Luiz Fernando de Souza (Pezão) e o secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita, participarão de uma happy-hour com a imprensa e convidados a partir das 18h.
O novo roteiro turístico do Estado é uma iniciativa da Associação Turística das Cervejarias & Cervejeiros do Rio de Janeiro (Accerj–Tur) e abrange as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. O circuito interliga 10 micro e grandes cervejarias, além de bares e pubs que produzem a própria bebida. Entre os atrativos estão a Vila St. Gallen, uma réplica de uma vila germânica que conta com restaurante e fábrica de cerveja, em Teresópolis; o Museu da Cerveja, em Petrópolis; as microcervejarias artesanais de Nova Friburgo e a Brasil Kirin, em Cachoeiras de Macacu, onde são produzidas as cervejas Schincariol, Devassa e Baden Baden.
A expectativa é que o novo roteiro atraia 150 mil visitantes por ano à Região Serrana, dos quais 50 mil apenas em Nova Friburgo. A exemplo dos itinerários turísticos pelos vinhedos no sul do país, a Rota Cervejeira da serra fluminense tem tudo para se tornar um sucesso no segmento do turismo temático. A começar pela tradição da cultura cervejeira trazida pelos colonizadores europeus dos municípios da região. Belas montanhas, ar puro e gastronomia de alto nível prometem oferecer aos visitantes um passeio inesquecível.
Deixe o seu comentário