Rogério Cabral se reelege e permanece na Assembleia

terça-feira, 05 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Nova Friburgo, que em 2006 conseguiu a inédita conquista de eleger dois deputados estaduais, este ano viu esta representação cair pela metade. Por outro lado, a boa notícia foi a reeleição de Rogério Cabral (PSB) neste domingo, 3. Não apenas a reeleição, mas também a expressiva votação do candidato socialista: 43. 215 votos (0,52% do eleitorado). Ou seja, algo em torno de dez mil votos a mais em relação ao pleito passado.

Na apuração final para a definição das 70 cadeiras da legislatura 2011/2015, o político ficou com a 36ª cadeira da Alerj. Na coligação PSB/PMN, Rogério Cabral ficou em quarto lugar, atrás de Rafael Gordo, Marcelo Simão e Gustavo Tutuca.

Um detalhe histórico marca a trajetória política de Rogério Cabral: ele nunca perdeu uma eleição na vida. Foi quatro vezes eleito vereador e chegou a ocupar a presidência da Câmara por dois anos, antes de se eleger deputado estadual, em 2006, e agora ser reeleito por mais quatro anos. Ligado à zona rural, Rogério tem uma elogiada atuação à frente da comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.

Enquanto no âmbito estadual Rogério Cabral obteve a reeleição, seu desempenho nas urnas em Nova Friburgo pode ser considerado como excelente. Dos 43.215 votos totalizados aqui, nas três zonas eleitorais, Rogério Cabral foi o campeão de votos em 3 de outubro, com 26.628 votos, ou 25.61% dos votos válidos. Em suma, de cada quatro votos válidos para a Alerj em Nova Friburgo, um foi para a conta do político da terra.

 

Wagner Montes obtém votação pífia no município

 

O apresentador de televisão Wagner Montes (PDT), que chegou a ter seu nome cogitado para disputar o governo estadual, foi o mais votado entre os 1,6 mil candidatos que disputaram as 70 cadeiras para a Assembleia Legislativa. Com exatos 528.628 votos (6,38% do eleitorado), Wagner Montes foi reeleito para o mandato 2011/2015. Mas, se dependesse do eleitorado friburguense, nada conseguiria: nas três zonas eleitorais de Nova Friburgo foram apenas 559 votos.

Melhor resultado na cidade teve o segundo colocado na totalização geral do estado, Marcelo Freixo (Psol). Dos 177.253 votos, 1.409 saíram das urnas de Nova Friburgo. Quem mais se sobressaiu, porém, foi o terceiro colocado na totalização: o deputado reeleito Samuel Malafaia (PR), que conseguiu 2.366 votos em Nova Friburgo, dos 134.515 conquistados na soma geral.

Dos deputados estaduais eleitos ou reeleitos que não têm domicílio em Nova Friburgo, também tiveram destaque nas três zonas eleitorais friburguenses Alcebíades Sabino (PSC), com 2.179 votos, e Edno Fonseca (PR), com 2.084. Os candidatos Comte Bittencourt (PPS), com 1.177 votos; Altineu Côrtes (PR), com 1.177 votos; e Carlos Minc (PT), com 1.164, todos reeleitos também entre os futuros 70 deputados, foram os outros candidatos sem domicílio na cidade a ultrapassarem a barreira de mil votos do eleitorado friburguense.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Rogerio Cabral | Eleição | ALERJ
Publicidade