O presidente da Comissão da Agricultura da Alerj, deputado Rogério Cabral (PSB) já tinha anunciado a notícia na semana passada, durante o Congresso II Rio Eco Rural, realizado no Teatro Municipal de Nova Friburgo. Nesta quarta-feira, 19, o Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro oficializou os editais com as datas para a licitação de obras em rodovias no Centro-Norte Fluminense. Uma dessas obras, orçada em R$ 23 milhões, prevê a pavimentação, restauração, drenagem, contenções e alargamento de pontes na RJ-148 (Nova Friburgo / Sumidouro), que o parlamentar considera “a pior estrada do interior do estado” e que há tempos vinha lutando para recuperar. A via estadual começa em Conselheiro Paulino, passa por Riograndina, e termina no município vizinho. A licitação acontecerá em 16 de junho e as obras terão início no segundo semestre.
Rogério Cabral ainda comemorou a liberação do edital para a recuperação de outras duas importantes rodovias rurais de Nova Friburgo - a FRI-002 (Vargem Alta), cuja licitação também acontecerá no dia 16 de junho, mesma data em que será escolhida a empresa para fazer melhorias físicas e operacionais na estrada de São Lourenço, na região do 3º distrito de Nova Friburgo. O trecho da estrada de São Lourenço a ser recuperado é de 15 quilômetros até a localidade denominada de Barracão dos Mendes, cujas obras estão orçadas em R$ 11 milhões. As melhorias nestas duas estradas também eram reivindicadas pelo deputado, conhecido por sua atuação em favor dos moradores das zonas rurais do Centro-Norte Fluminense.
O deputado disse que a recuperação destas estradas, tornando-as transitáveis, será fundamental para o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros da região. “Quando se recuperam pontes e asfaltam-se estradas como essas, leva-se desenvolvimento a toda uma região, pois vai facilitar o ir e vir dos produtores e tornar mais rápido seu acesso ao mercado consumidor. E mais: vai ajudar não só a escoar a produção da região como desenvolver o potencial de turismo de toda essa região”, afirmou.
VER COLUNA COMPLETA EM BASTIDORES DA POLÍTICA
Deixe o seu comentário