Rodrigo Guimarães lança candidatura à presidência da OAB e defende união entre jovens e profissionais experientes do Direito em sua chapa

sexta-feira, 18 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Concorrendo pela chapa de Rodrigo Guimarães ao cargo de secretário adjunto, o advogado José Carlos Alves, que por duas vezes já foi presidente da 9ª Subseção da OAB, também atuou como mestre de cerimônias no lançamento da candidatura de Rodrigo, ocorrida na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) na noite da última quarta-feira, 16.

Com música ao vivo, o evento serviu, na opinião de José Carlos, “como um primeiro momento de uma caminhada que nos levará à vitória daqui a 60 dias”, declarou, referindo-se às eleições de 16 de novembro, quando os advogados filiados à OAB dos municípios de Nova Friburgo, Carmo, Bom Jardim e Sumidouro decidirão a presidência para o próximo triênio (2010/2012).

À festa também estiveram presentes os demais membros da chapa, composta por, além de Rodrigo Guimarães, a vice Daniella Lugon, Renata Grandini (tesoureira), Wilma Constantino (secretária geral) e José Carlos Alves (secretário adjunto). Parte do conselho administrativo, representado por Celso Luiz Pimentel Novaes, também se manifestou: “Devemos oxigenar a OAB. O advogado é o operador do Direito e é dever da OAB lembrar aos jovens profissionais a força que têm”, argumentou.

José Carlos ressaltou que tanto quanto a força representada pelos jovens era importante lembrar a quantidade e importância da mulher não só na chapa, que conta com um conselho composto 50% de mulheres, uma chapa que em sua maioria também é do sexo feminino, “o que trará problemas para mim e o Rodrigo quando formos apresentar um projeto”, disse com bom humor, antes de passar o microfone ao candidato à presidência.

Rodrigo lembrou a importância de José Carlos em sua própria carreira: “Ele abriu as portas da OAB para mim e todos os que se aproximaram, que quiseram contribuir. Na época dele os problemas eram basicamente os mesmos, mas sentíamos que a OAB brigava pelas prerrogativas”.

A chapa encabeçada por Rodrigo tem como slogan a defesa das prerrogativas e da cidadania, mas também prega o aperfeiçoamento profissional do advogado, com atualização cotidiana da categoria, de forma que consiga atender responsavelmente às demandas, proporcionando aos quadros da OAB cada vez mais oportunidades de atualização, cumprindo seu papel de guardiã da qualidade técnica tão desejada pelo cidadão comum. “Nós não podemos mais chegar aos fóruns cabisbaixos, desacreditados, achando que não vamos mudar nada. Temos que resgatar a dignidade do nosso ofício, acreditando em nosso conhecimento técnico e nosso espírito de defesa como serviço público tão essencial à administração da Justiça, como o trabalho do juiz, do promotor de justiça e das demais autoridades”, disse Rodrigo em seu discurso.

Advogado por toda a vida

O candidato também lembrou que esta não é uma disputa política e que ele pretende ser “advogado por toda a vida”, de forma que agora apenas oferece novas propostas, possibilitando aos advogados não só a defesa das prerrogativas profissionais, como também uma maior atuação junto à comunidade, aos cidadãos e organizações que trabalham em defesa da cidadania. “Tratamos de uma instituição que representa todos os advogados e, como tal, não se furtará a cumprir seu dever para com os integrantes da 9ª Subseção, seja qual for a composição do conselho subseccional, de maneira que a mesma jamais deixará de lado os mais de mil advogados a ela pertencentes. Devemos é trabalhar para aumentar o apoio da OAB seccional, a exemplo da construção de uma sede decente e condigna com a importância da nossa subseção”, relatou o candidato, lembrando que a atual sala conta com apenas 40 lugares.

A candidata a vice-presidente, Daniella Lugon, se disse entusiasmada e pronta para os resultados que, “se vitoriosos, os advogados é que ganharão, por estarem diante de uma presidência alinhada com os anseios da classe, sensível e disposta a compartilhar a responsabilidade da gestão”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade