As Rodadas de Negócios entre empresários da Região Serrana e compradores internacionais atingiram US$ 500 mil em contratos imediatos, além de expectativas de US$ 2,3 milhões para os próximos 12 meses. Ao todo, foram realizadas 112 reuniões entre 26 empresários locais e 15 compradores vindos de nove países. Parte do Projeto Região Serrana RJ, o evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no dia 27 de setembro, em Nova Friburgo.
Para a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, o resultado das negociações trará desdobramentos positivos para a Região Serrana, especialmente em relação à geração de empregos. “É algo a ser festejado. Os bons negócios realizados durante as rodadas criarão novos postos de trabalho nos municípios participantes, garantindo o desenvolvimento sustentável da região”, destacou.
As empresas fluminenses que participaram das rodadas são dos setores de moda íntima, bijuteria e bebidas e alimentos, dos municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis. Muitas delas foram impactadas direta ou indiretamente pelas fortes chuvas do início de 2011, como, por exemplo, a Maninha’s. “Perdemos força de trabalho”, explicou Luciana Cabral, proprietária da confecção que, atualmente, produz 20 mil peças por mês.
Durante as rodadas, a empresária teve dez encontros com os compradores internacionais, que conheceram seus produtos e solicitaram a tabela de preços para exportação. “Todos me questionaram sobre a modelagem de nossas peças e como poderíamos adaptar o nosso produto às necessidades do cliente, um passo necessário para a exportação”, explicou. “Não tivemos custo para participar de um projeto como esse, em que os compradores internacionais estão aqui para prospectar novos negócios”.
A empresária uruguaia Florencia Pache Balparda, da El Hogar de Medias S.A., elogiou o evento, que possibilitou o agendamento de dez encontros de negócios com empresas brasileiras. “Dificilmente eu teria conhecido a produção de uma região como essa em apenas um dia”, explicou a compradora. “Gostei da qualidade e do design dos produtos oferecidos. Agora, vamos analisar a tabela de preços e avaliar efetivamente a oferta de cada uma das confecções com que nos reunimos”.
As Rodadas de Negócios realizadas em Nova Friburgo fazem parte do Projeto Região Serrana RJ, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Apex-Brasil com o objetivo de contribuir para a revitalização da economia dos municípios atingidos pelas fortes chuvas e deslizamentos de terra ocorridos na serra fluminense no início de 2011.
Deixe o seu comentário