Roda de choro em Lumiar: a décima em dois anos

quarta-feira, 17 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Roda de choro em Lumiar: a décima em dois anos
Roda de choro em Lumiar: a décima em dois anos

A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel) promove neste sábado, 20 de outubro, às 19 horas, a já tradicional roda de choro, décima edição nos últimos dois anos, em sua sede na praça Levi Aires Brust s/n, no centro de Lumiar.
Coordenadas pelos músicos Beto Fonseca e Sergio Prata, as rodas de choro contam com o apoio do Instituto Jacob do Bandolim e de moradores da localidade, além dos renomados músicos, que se apresentam voluntariamente.
Historicamente o choro, gênero musical nascido no Rio de Janeiro, esteve vinculado às bandas de música nascentes no século XIX. A Euterpe Lumiarense tem nas rodas de choro um complemento da formação de seus músicos e a criação de uma nova plateia. Todas as rodas têm apresentação audiovisual da história do choro que as antecede.
Cada vez mais concorridas, as rodas formam um elo simbólico entre as antigas tradições locais e a realidade atual. Se hoje é com o choro que se propõe o diálogo, amanhã pode ser o jazz ou outro gênero de música, mas sempre com o objetivo de promover o relacionamento entre a cultura da terra com diferentes vivências culturais. E isto sempre na perspectiva de desenvolvimento e valorização da banda, o instrumento que pode agregar pessoas de todas as idades, além de gostos e lembranças de diferentes épocas. A Euterpe Lumiarense mantém, assim, seu compromisso sociocultural e seu vínculo histórico com a comunidade local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade