Riograndina sedia etapa do Fórum Municipal de Cultura

domingo, 07 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

O Ponto de Cultura de Riograndina (Rua Francisco Caetano da Silva, s/n) será o local de realização do novo Fórum de Política Cultural de Nova Friburgo, neste sábado, 6, a partir das 11h30. A mudança de horário se deu por conta de uma festa, com almoço, que estará sendo realizada a partir das 14h (horário anteriormente previsto), no mesmo local, a fim de que todos possam participar do fórum e não perder o evento. O fórum é aberto a todas as pessoas que podem e querem contribuir para a construção do nosso Conselho Municipal de Cultura e da valorização e fomento da cultura em Nova Friburgo.

O primeiro Fórum de Política Cultural de Nova Friburgo, realizado no dia 23 de agosto passado, no Teatro Municipal Laercio Ventura, abriu as discussões acerca da gestão da cultura em Nova Friburgo. Foram feitas explanações sobre o sistema municipal de cultura, o Conselho Municipal de Política Cultural e o processo de mobilização e organização da sociedade civil através dos fóruns setoriais permanentes, que deverão eleger seus representantes para ocupar cadeiras da sociedade civil no conselho. 

A tarefa da equipe da Secretaria Municipal de Cultura agora é mobilizar e organizar os fóruns setoriais, previstos a cada 15 dias, onde os agentes ligados a cada setorial poderão se encontrar e discutir questões para o estabelecimento, consolidação e gestão dos fóruns setoriais.

OBJETIVOS – A Secretaria Municipal de Cultura tem como objetivos: mobilizar os setores culturais para composição dos fóruns setoriais permanentes; discutir, sistematizar e estabelecer, através de processo aberto e transparente, os formatos de composição, gestão e orientações gerais de cada fórum setorial; documentar este processo para que ele seja posteriormente encaminhado ao Conselho de Política Cultural para análise, objetivando instituir de maneira oficial o funcionamento dos fóruns setoriais: e definir lideranças de cada setorial para disputarem eleições e — através destas — ocuparem cadeira no Conselho representando sua setorial, em caráter de titularidade ou suplência.

Neste sábado, 6, a partir das 11h30, estará sendo dado mais um passo deste processo de articulação da sociedade civil, com a realização do segundo Fórum de Política Cultural de Nova Friburgo no Ponto de Cultura de Riograndina, marcando o início das reuniões das setoriais.

O propósito dessas reuniões é discutir e sistematizar o funcionamento dos fóruns setoriais. Porém, a tarefa é complexa. Foi elaborada uma agenda que visa discutir assuntos específicos e gerar propostas para a organização e gestão das setoriais. Cada encontro tratará de um tema diferente, referente ao funcionamento de todas as setoriais e será dividido em duas etapas: a primeira será uma plenária geral, onde serão tiradas orientações gerais para todos os setores. Em seguida, na segunda etapa de cada encontro, cada setorial se agrupará para definir a orientação específica do setor com relação ao assunto em pauta no dia. Tudo isso deve ser documentado por escrito, para ser compilado, organizado e entregue ao conselho para sua análise e deliberação, visando instituir o funcionamento das setoriais de maneira oficial.

O fórum deste sábado em Riograndina tem como tema "Prerrogativas das setoriais”. Este encontro serve para discutir as prerrogativas dos fóruns setoriais permanentes, que são a legislação vigente e suas implicações e a delimitação da função específica dos fóruns setoriais;

No próximo dia 20, sábado, em Campo do Coelho, o terceiro fórum debate o tema "Diretrizes das setoriais”, na Escola Municipal Hermínia Condack (Avenida Antônio Mário de Azevedo, 12.381, estrada RJ-130, km 13), às 15h. Nesse encontro serão discutidos os objetivos dos fóruns setoriais, ou seja, quais propósitos eles deverão buscar atingir com seu trabalho. É uma tarefa de sistematização das demandas de gestão da cultura relativas aos setores.

Mais informações na Secretaria Municipal de Cultura, que funciona anexa ao Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro, ou pelo telefone 2533-1145.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade