A CBF divulgou, em seu site, que o Campeonato Brasileiro da Série D será disputado por 48 equipes, oito a mais que nas edições anteriores. Com isso, o estado do Rio passa a ter direito a três vagas, duas pelo Estadual e uma pela Copa Rio do ano anterior. Em 2016, no entanto, serão quatro vagas, já que o Madureira foi rebaixado na Série C em 2015.
Com o acréscimo de equipes, mudou também a fórmula de disputa. A partir de 2016, serão 12 grupos com quatro equipes cada. Classificam-se os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados, que se enfrentam em mata-mata até forem conhecidos os semifinalistas, que conseguem o acesso à Série C, e, posteriormente, os finalistas, que disputam o título.
Até agora, duas equipes do Rio de Janeiro estão confirmadas na Série D de 2016: a Portuguesa, vice-campeã da Copa Rio de 2015, e o Madureira, rebaixado da Série C em 2015. Para as duas vagas restantes, estão na briga Boavista, Volta Redonda e Bangu, que disputam a Taça Guanabara. O Friburguense, portanto, segue sem chances de participar da quarta divisão nacional. As remotas chances ainda existem caso haja desistência das equipes que possuem direito a uma dessas vagas.
Com isso, a Série D passa a ser a divisão que tem mais times do Rio de Janeiro em disputa: são três na Série A (Botafogo, Flamengo e Fluminense), um na B (Vasco da Gama), um na C (Macaé) e quatro na D (Madureira, Portuguesa e duas vagas em disputa na Taça Guanabara).
Juniores são derrotados
O time de juniores do Friburguense voltou a campo na quarta-feira, 16, quando recebeu o América no estádio Eduardo Guinle. O Tricolor da Serra amargou mais um resultado negativo ao ser derrotado pelo time carioca por 2 a 1. O revés afasta a equipe comandada por Eduardo do G-4, a zona de classificação para as semifinais da Taça Guanabara. São oito pontos de distância em relação ao quarto colocado, e apenas a 10ª posição na tabela com 12 pontos conquistados.
O Frizão volta a campo neste sábado, 19, quando viaja até o Vale do Aço para encarar o Volta Redonda, às 15h, no Centro de Treinamento do adversário.
Deixe o seu comentário