O programa Rio Rural Emergencial, da Secretaria Estadual de Agricultura, criado para enfrentamento dos efeitos da forte estiagem no Sudeste, já beneficiou 280 pequenos produtores no interior fluminense, inclusive na Região Serrana. Lançado pelo governo do estado no último dia 26 de janeiro, o projeto tem, entre outras ações, a limpeza e o desassoreamento das estruturas hídricas para o armazenamento de água, realizado por máquinas do programa Estradas da Produção. O objetivo é garantir a manutenção das atividades agropecuárias da propriedade.
Os trabalhos foram iniciados por Italva, no Noroeste fluminense. No local, máquinas escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras realizaram a limpeza e o desassoreamento de poços, bebedouros, açudes de uso coletivo e canais para adução de água. As ações já foram iniciadas no interior beneficiando na serra também os municípios de São Sebastião do Alto, Cantagalo e Trajano de Moraes. Todas as atividades seguem cronograma de prioridade de atendimento estabelecido pelos comitês gestores de microbacias nos municípios mais afetados pela escassez de chuvas.
A presidente da Emater-Rio e coordenadora do programa Estradas da Produção, Stella Romanos, explicou que o trabalho é desenvolvido em duas frentes. "Os focos são a manutenção das estradas vicinais, além de também minimizar os efeitos da estiagem nas microbacias”, disse. O programa prevê ainda a abertura de poços tubulares para atendimento coletivo, práticas para suplementação alimentar do gado e a construção de barragens subterrâneas para armazenamento de água.
Deixe o seu comentário