(SECOM/PMNF) - O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) se reuniu extraordinariamente na tarde da última quinta-feira, 17, com representantes de associações de produtores de Nova Friburgo para explicar os critérios de seleção das primeiras quatro microbacias da região que serão contempladas com recursos do governo do estado e do Banco Mundial (Bird).
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Roberto Wermelinger, cada microbacia receberá cerca de R$ 1,3 milhão, que serão aplicados na geração de emprego e renda, capacitação de produtores rurais e aquisição de equipamentos comunitários (tratores, estufas, tubos, etc).
13 microbacias agrícolas
A Secretaria mapeou 13 microbacias em Nova Friburgo onde a atividade agrícola é intensa, mas apenas quatro serão escolhidas na próxima reunião ordinária do Conselho, programada para o dia 5 de outubro, no Salão Azul da Prefeitura. Os critérios de avaliação são: biodiversidade (remanescentes da vegetação primitiva), água para abastecimento público (áreas urbanas abastecidas por suas águas), organização comunitária (número de associações de produtores locais) e concentração de agricultores familiares (pelo menos 40 famílias).
Na reunião de outubro, os conselheiros do CMDRS também vão escolher os representantes das quatro microbacias selecionadas entre os presidentes de associações rurais, uma vez que o projeto envolve a participação da comunidade. O objetivo do projeto Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (Rio Rural Bird) é promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário fluminense, utilizando a microbacia como unidade de planejamento, intervenção e monitoramento para melhorar a qualidade de vida daqueles que dependem da agricultura familiar.
O Rio Rural Bird prevê recursos de US$ 79 milhões aplicados em 59 municípios do estado, beneficiando 270 microbacias e 37 mil famílias que vivem em áreas rurais. Entre as metas a serem alcançadas, estão a capacitação e inclusão digital de mais de 10 mil agricultores, adequação de 1575 km de estradas rurais, implantação de sistema de saneamento rural e de projetos de educação ambiental.
Deixe o seu comentário