Rio Rural amplia medidas contra a estiagem na região

Programa Rio Rural Emergencial, que conta com apoio do Banco Mundial, já disponibilizou R$ 3,5 milhões para Nova Friburgo
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Salinas, no terceiro distrito de Nova Friburgo (Foto: Arquivo A Voz da Serra)
Salinas, no terceiro distrito de Nova Friburgo (Foto: Arquivo A Voz da Serra)

As ações emergenciais do Rio Rural para enfrentar a estiagem estão sendo ampliadas na Região Serrana. Iniciado em São Sebastião do Alto, Trajano de Morais e Cantagalo, o programa da Secretaria Estadual de Agricultura já está beneficiando produtores rurais de Nova Friburgo e Sumidouro. Em novembro, também serão foco de ações do programa os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Carmo e Santa Maria Madalena.

“O governo do estado atua para apoiar as áreas rurais no enfrentamento da estiagem em quase metade do território fluminense. Passamos por um período de escassez hídrica prolongada desde 2014. Esse fenômeno, que começou no Norte e Noroeste do estado, a partir dos meses de inverno, também atingiu  os municípios serranos”, disse Christino Áureo, secretário de Agricultura.

O programa Rio Rural Emergencial conta com apoio do Banco Mundial e trabalha com ações contra os efeitos da estiagem. Em Nova Friburgo foram investidos R$ 3,5 milhões e mais de 600 produtores foram atendidos. Recursos diretos, não reembolsáveis, foram repassados a produtores familiares para a recuperação de nascentes, replantios da Mata Atlântica e implantação de área de recarga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Rio Rural | estiagem
Publicidade