Texto: Karine Knust / Fotos: Lúcio Cesar Pereira
Quem caminha pelo centro da cidade já deve ter reparado um ônibus e um contêiner parados em frente à prefeitura. Eles fazem parte da operação Rio Imagem, projeto da Secretaria Estadual de Saúde, que veio a Nova Friburgo oferecer o serviço móvel de ressonância para atender pacientes de dez municípios da Região Serrana.
Os exames foram paralisados por duas vezes, para realização de manutenção nos aparelhos utilizados. Só na segunda-feira, 16, trinta e sete pessoas precisaram remarcar o procedimento devido ao problema no equipamento. De acordo com o coordenador local da operação, Wagner Feitosa, o serviço foi interrompido no sábado à tarde e, até o momento, não foi reativado, pois ainda é aguardada a chegada da empresa responsável pelo conserto. "Nossos aparelhos devem ser revisados e consertados por engenheiros da autorizada que vem do Rio. Agendamos a visita para hoje [quarta-feira] e esperamos que o problema seja de fácil resolução, porque se for, eles liberam a máquina no mesmo dia”, explica ele.
O atendimento, que funciona das 7h às 21h de segunda a sexta-feira e das 7 às 15h nos sábados e feriados e que começou no dia 13 de maio, deveria terminar no próximo dia 27, mas será prorrogado até o dia 4 de julho. "A operação costuma durar em média 45 dias em cada polo [região], mas quando acontecem esses casos de manutenção que interrompem o serviço estendemos o prazo para atender a todos da melhor maneira possível”, diz Wagner. Segundo Fernanda Machado, responsável pelos agendamentos, as novas solicitações também motivaram o prolongamento do serviço na cidade: "Os casos de reagendamento já foram solucionados, só falta agora marcar uma nova data para os pacientes que fariam os exames nesta quarta-feira. Além disso, aumentamos o período de estadia na cidade porque a demanda aumentou bastante, já que atendemos grande parte da Região Serrana”. Também de acordo com Fernanda, não haverá nova prorrogação porque o serviço já está agendado para atender a comunidade de outro polo.
Até a manhã desta última quarta-feira, 570 pessoas já haviam sido atendidas, sem contar o número de exames, que de acordo com informações chega a dobrar, pois um paciente pode realizar mais de um procedimento. Segundo Wagner, cada operação realizada pelo Rio Imagem chega a atender, em média, 900 pessoas. A equipe do Serviço Móvel de Ressonância conta com 4 médicos, 4 técnicos de enfermagem, 3 técnicos de cardiologia, 3 recepcionistas, 2 serviços gerais e um coordenador local.
Os exames são marcados por agendamento prévio realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde das cidades envolvidas. O paciente deve apresentar o encaminhamento médico a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Avenida Alberto Braune 224, no prédio da Oi, onde serão informados sobre a data, hora e local do procedimento.
O atendimento, que funciona das 7h às 21h de segunda a sexta-feira e das 7 às 15h nos sábados
e feriados, começou no dia 13 de maio e será prorrogado até o dia 4 de julho
Deixe o seu comentário