Rio Bonito de Lumiar sedia 14ª edição da Festa do Inhame neste sábado

Localidade é referência em belas paisagens
quinta-feira, 06 de agosto de 2015
por Flávia Namen
Rio Bonito de Lumiar sedia 14ª edição da Festa do Inhame neste sábado

A localidade de Rio Bonito de Lumiar vai estar movimentada neste sábado, 8. Será uma boa oportunidade para friburguenses e turísticas visitarem um refúgio paradisíaco, vivenciar um pouco da cultura histórica de nossa região. Tudo por conta da 14ª edição da Festa do Inhame, que será realizada das 11h às 23h, com uma ampla programação.

Trazido da África para o Brasil pelos portugueses, o inhame foi um dos principais produtos agrícolas cultivados pelos suíços que se estabeleceram na região, que passou a ser conhecida como “Terra dos Inhames”. Isso porque o tubérculo produzido na localidade é considerado especial pelo sabor mais acentuado e pela cremosidade, sendo inclusive consumido como substituto do pão pelos moradores. A comunidade também costuma preparar inúmeras receitas tendo o inhame como ingrediente principal, como poderá ser conferido durante a festa.

Entre as atrações do evento, que já é tradicional no 5º distrito e de grande valor cultural, haverá exposição de produtos da região, premiação para as plantas e variados pratos doces e salgados feitos à base do tubérculo. Os visitantes poderão conferir também as belas e bucólicas paisagens de um distrito que resiste à especulação imobiliária e ao crescimento desordenado e parece ter parado no tempo.

Promovida pela Associação de Moradores e Produtores de Rio Bonito, a festa promete repetir o sucesso das edições anteriores e ser marcada pelo clima de alegria e confraternização. Durante o dia, a animação ficará por conta de gincana, apresentações de dança, premiação, bingo e sorteio. À noite, destaque para a quadrilha Arrasta Pé de Rio Bonito, show com Alex e Gabriel, leilão e forró com o Trio Montana. Toda a comunidade está convidada a comparecer ao evento, que conta com apoio de diversas empresas locais.

Vale destacar que, os atrativos da localidade de Rio Bonito, que pertence à APA Macaé de Cima, não estão apenas entre os maiores tesouros de Nova Friburgo, mas de todo o estado. Cercado de áreas de Mata Atlântica e cortado pelo Rio Bonito, o lugar se tornou refúgio de artistas, diretores de televisão, e de muita gente que decidiu deixar a correria dos centros urbanos de lado e desfrutar a paz da vida cercada pela natureza.

Um ótimo alimento para o organismo

Um dos alimentos mais populares no Brasil, o inhame é rico em Vitamina C, Betacaroteno, Vitaminas do Complexo B, Ferro e Magnésio e traz uma série de benefícios à saúde. O alimento reforça as defesas do organismo, possui ação anti-inflamatória, ameniza os sintomas da TPM e da menopausa, impede o acúmulo de toxinas e combate os radicais livres. O inhame também é uma boa fonte de potássio, reduzindo o colesterol e a pressão arterial.

  • Além da festa, visitantes poderão desfrutar da paz e tranquilidade reinantes da localidade do distrito de Lumiar (Foto: Regina Lo Bianco)

    Além da festa, visitantes poderão desfrutar da paz e tranquilidade reinantes da localidade do distrito de Lumiar (Foto: Regina Lo Bianco)

  • O evento é promovido pela Associação de Moradores e Produtores de Rio Bonito (Foto: Regina Lo Bianco)

    O evento é promovido pela Associação de Moradores e Produtores de Rio Bonito (Foto: Regina Lo Bianco)

  • A festa chega a sua 14ª edição e promete movimentar a localidade rural (Foto: Regina Lo Bianco)

    A festa chega a sua 14ª edição e promete movimentar a localidade rural (Foto: Regina Lo Bianco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: rio bonito | festa do inhame | Lumiar
Publicidade