Nova Friburgo foi contemplado pelo governo do estado com uma licitação para recuperação de praças e revitalização de vias. Resultado de inúmeras intervenções feitas no interior pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, o projeto pretende beneficiar diretamente os distritos de São Pedro da Serra e Lumiar. A empresa vencedora foi a Hecio Gomes Engenharia Ltda, que deve ter o contrato assinado na primeira quinzena de março e prazo de dez meses para finalizar o projeto de execução das obras.
São R$ 6,1 milhões provenientes do Programa de Desenvolvimento ao Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Prodetur-RJ), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Turismo (MTur) e Estado do Rio. Com os recursos serão recuperadas as praças Levy Aires Brust, Carlos Marchon e Praça do Lago, em Lumiar; e a Praça João Heringer, em São Pedro, que ganhará novo chafariz e terá outros itens restaurados. Em Lumiar, além da recuperação das três praças, serão remodelados o sistema de drenagem, o mobiliário urbano e a iluminação pública local.
O projeto prevê ainda revitalização de ruas nos dois distritos. Com os investimentos, o governo espera valorizar a região, atrair mais visitantes e estimular a economia regional, como ressalvou o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão.
"O Prodetur é o maior programa de desenvolvimento e qualificação de destinos turísticos implantado até agora no estado. O objetivo é preparar esses lugares para receber cada vez melhor turistas nacionais e até internacionais em busca das belezas fluminenses. Não tenho dúvida de que o Rio de Janeiro será um dos principais destinos, talvez o principal, de quem vem assistir a Copa do Mundo.”
Distritos
Com uma população fixa de 3.000 habitantes, Lumiar e São Pedro da Serra têm grande população flutuante nos fins de semana e férias. Os dois distritos estão a 170 quilômetros do Rio de Janeiro e a 34 quilômetros do centro da cidade.
Prodetur
Além de Nova Friburgo, o Prodetur-RJ espera investir o recurso total — da ordem de US$ 187 milhões — em 23 municípios divididos em dois polos: o Litoral e a Serra, em um raio de até três horas de transporte rodoviário ou cerca de 250 quilômetros da capital. O objetivo do programa coordenado pelo subsecretário de Urbanismo e Projetos Especiais da Secretaria de Obras do Estado, Vicente Loureiro, é potencializar a sustentabilidade da atividade turística, apoiando a recuperação e a adequação da infraestrutura e dos equipamentos desses destinos turísticos.
Deixe o seu comentário