Nova Friburgo e sua história ganham amplo espaço na edição nº 17 da revista eletrônica Educação em Linha, uma publicação educativo-cultural trimestral, que está em seu sexto ano, com público fiel no Brasil, América do Norte, África, Europa e Ásia. A edição julho/setembro foi dedicada aos primeiros emigrantes não lusos—suíços e austríacos, que chegaram ao Brasil a partir de 1808. E Nova Friburgo não poderia ficar de fora, com destaque para o artigo da historiadora e professora da Ucam, Janaína Botelho.
“De Fribourg para Nova Friburgo” é a importante contribuição de Janaína Botelho, colunista do jornal A Voz da Serra, à revista Educação em Linha. Mestre em História Social e Cultural e professora da Faculdade de Direito da Ucam, Janaína Botelho ocupa, hoje, importante espaço no resgate da história de Nova Friburgo, já tendo publicado dois livros: “O Cotidiano de Nova Friburgo no Final do Século XIX—Práticas e Representação Social” e “História e Memória de Nova Friburgo”.
Outros dois artigos também abordam a cidade: “Marianne Joset Salusse—Uma empreendedora suíça na Nova Friburgo do Século XIX”, de Marieta de Moraes Ferreira, pós-doutora pela École des Hautes Études em Sciences Sociales/Paris, editora da Editora FGV; e “O naturalista Tschudi e a Imigração Suíça”, dos ornitólogos Fernando C. Straube e José Fernando Pacheco.
Com o slogan “A revista que mostra como o Brasil se tornou Brasil”, Educação em Linha tem a proposta de atingir o professorado dos três níveis, com temas que oferecem subsídio ao trabalho em sala de aula, de forma transversal, sempre destacando o multiculturalismo e a multinacionalidade característicos da sociedade brasileira, a fim de demonstrar que a convivência entre os diferentes povos foi o principal fundamento da nacionalidade brasileira.
Educação em Linha também tem entre seu público alvo estudantes de ensinos médio e superior, que a utilizam em pesquisas e trabalhos. A publicação foi recomendada recentemente para estudos de graduação, pós-graduação e utilizada nos cursos de Língua Portuguesa da Sorbonne 3 (França) e da Universidade do Minnesota (EUA).
Destacam-se, no Conselho Editorial da revista eletrônica, membros da Academia Brasileira de Letras, historiadores, escritores, jornalistas e professores de diferentes áreas. Os editores são Helenice Valis e John Wesley Freire. Um dos ilustradores é Antonio Silverio, professor, ilustrador, chargista de O Globo (tirinha “Urbano, o aposentado”), e de A Voz da Serra; autor dos livros “Manual da Mãe” e “Visita ao paraíso capitalista”.
Deixe o seu comentário