Revista DasArtes enaltece trabalho de Lygia Pape

segunda-feira, 04 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Os leitores de Nova Friburgo já podem adquirir o novo exemplar da revista DasArtes e do anuário 2011 no Mix Contemporâneo, na Sala Mônica Araújo. Nesta edição, a revista traz a grande mostra da friburguense Lygia Pape, em cartaz no Museu Reina Sofia, em Madri, Espanha. Pape desempenhou um importante papel em momentos como o “neoconcretismo”, e na “nova objetividade brasileira”. Em 2004, ano da morte da artista, foi criado o projeto Lygia Pape, uma associação cultural dirigida por Paula Pape, responsável pela catalogação, manutenção e divulgação do acervo de Lygia. Agora os resultados de sete anos de trabalho já podem ser vistos.

Com a curadoria de Manuel Borja-Villel, diretor do museu e de Tereza Velásquez, a mostra reúne cerca de 250 obras — entre pinturas, relevos, xilogravuras, registros de suas performances, poemas e colagens, além de registros do processo de trabalho, fotografias e manuscritos. Pela primeira vez o público terá a oportunidade de ver um panorama geral da produção de Lygia Pape, reunindo obras desde os anos de 1950 até o final de sua vida, nos anos 2000. A previsão é de que esta exposição chegue ao Brasil no ano que vem, provavelmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Lygia Pape por ela mesma: “Trabalho de forma circular, passo de uma obra para outra. Isso pode parecer estranho, mas, para mim, é uma forma de meditação de um trabalho em relação ao outro; uma questão alimenta e ajuda a resolver a problemática da outra. Chego, às vezes, até mudar de técnica: das artes plásticas, passo para o cinema ou escrevo. Isso tudo faz parte de um todo e funciona organicamente. (…) Eu sou intrinsecamente anarquista”, por Fernanda Lopes, para a revista DasArtes, ano 3, n° 16, junho-julho de 2011.

O Mix Contemporâneo funciona de terça a sábado, das 14h às 19h, na Avenida Euterpe Friburguense 33, Centro, telefone 2522-6880.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade