A 33ª Festa da Tradição da Colônia Helvetia deste ano, realizada em Idaiatuba-SP, contou com a participação do embaixador da Suíça no Brasil, Wilhelm Meier, que fez a abertura oficial de uma exposição de fotografias sobre a imigração suíça para a América Latina, que, entre outras, traz informações também sobre a colonização de Nova Friburgo. Essa exposição é itinerante e será posteriormente montada nas principais capitais sul-americanas, entre elas as da Argentina, Chile e México. Desse ato também participou o reverendo Armindo Müller, de Nova Friburgo, que sugeriu realizar essa exposição na cidade. O embaixador viu com bons olhos o pedido e prometeu encaminhar o assunto ao Consulado da Suíça no Rio de Janeiro.
Um dos contatos do reverendo Müller durante a festa, foi com José Carlos Bannwart, descendente de uma das quatro famílias fundadoras da Colônia Helvetia de Idaiatuba. Ele explicou ser a festa o momento mais solene de todo o ano. “Nesta festa buscamos nos costumes suíços as características que ainda temos no país. Somos uma comunidade que segue o lema da Suíça: unidos na diversidade. Não é fácil, mas na hora difícil todos estão juntos, sempre. Foi assim em toda a nossa existência”.
Para Armindo Müller é gratificante poder observar que a Colônia Helvetia daquela cidade paulista foi fundada em 1888, isto é, quase 70 anos depois da de Nova Friburgo, e ainda preserva bem vivas as tradições trazidas pelos imigrantes e as cultiva com muita emoção.
Deixe o seu comentário