No último dia 30, quinta-feira passada, a Câmara Municipal de Nova Friburgo realizou Reunião Solene para marcar o "Dia dos Países Colonizadores”. A sessão foi organizada pela Comissão de Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio, sob a presidência do vereador Professor Pierre (SD) e integrada pelos membros Gustavo Barroso (PSD) e Vanderléia Lima (PRP).
Mais de 200 pessoas lotaram o plenário Jean Bazet, entre agraciados, convidados, espectadores e autoridades municipais. Além dos vereadores, compuseram a mesa o presidente da Associação de Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), Alex Alfaya, o Ten. Cel. do Corpo de Bombeiros, João Luiz de Moraes, e, representando a Prefeitura Municipal, o subsecretário de governo Sávio Rodrigues. Também compareceram os secretários municipais de Cultura e de Políticas Sobre Drogas, David Massena e Antônio Fagundes; a subsecretária de Turismo, Waléria Mendonça; Vivian Pinheiro, que representou a Coordenadoria Regional Serrana II; do então presidente da Câmara quando da criação da proposta inicial, Eduardo Valentim; e do ex-secretário de Turismo, Dalton Carestiato - que, nas palavras de Pierre, "teve essencial atuação na relação entre o município e a Suíça”.
Ainda segundo o presidente da comissão, além de representar "uma justa homenagem do Poder Legislativo aos povos que constituíram e ainda constituem o Município, cujos legados étnico, histórico e cultural formam nossa identidade e justificam a razão de nossa existência”, a sessão serviu para enaltecer a aprovação da Lei Municipal n.º 4.349/14, que "Declara oficiais os Países Colonizadores de Nova Friburgo”. "Na verdade, essa sessão integra uma série de ações da comissão que visam ressaltar aspectos essenciais da identidade de Nova Friburgo, reencontrar a rica história do município e concorrer para o seu desenvolvimento cultural, turístico e econômico”, encerrou Pierre Moraes.
Portugal: o agraciado foi Antonio Álvaro da Silva Ferreira Matias
Pan-Africana: Renato Côrtes Teixeira recebeu a honraria ao lado de Ilma Santos
Alemanha: a homenageada foi Maria Regina Marques Schlupp
Áustria: João Carlos Mayer (c) homenageado por Christiano Huguenin
Espanha: Maria del Carmen representou o marido, Vicent Quintá Alfaya, falecido ano passado
Hungria: Angelo Paolo Kovacs homenageado por Renato Abi-Râmia
Itália: Ronaldo Vanzillotta agraciado por Francisco de Barros
Japão: o presidente da Câmara, Marcio Damazio, reverenciou Patricia Mina Matsuoka Fujimaki
Líbano: o presidente da comissão, Pierre Moraes (e), agraciou Jamille dos Santos Rezende
Deixe o seu comentário