Reunião na Cáritas Diocesana define detalhes da Campanha da Fraternidade nesta quarta-feira

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A Campanha da Fraternidade é um evento realizado anualmente, durante a Quaresma, pela Igreja Católica. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. Desde sua criação em 1961, os bispos escolhem um tema que define a realidade a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Existe ainda o gesto concreto que se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. Todas as comunidades cristãs católicas são envolvidas no trabalho. São destinados 45% da renda para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese de origem, aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional, e 10% para a CNBB Nacional.

A Campanha da Fraternidade foi criada em 1961 por três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira que idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. Naquele momento, esta atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal, Rio Grande do Norte, com adesão de outras três dioceses e apoio financeiro de bispos norte-americanos.

No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja, em nosso país.

Em seu início, o Secretariado Nacional de Ação Social da CNBB, sob cuja dependência estava a Cáritas Brasileira, fundada no Brasil em 1957, teve destacada atuação. Na época, o responsável pelo Secretariado de Ação Social era o cardeal arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales, e por isso, também presidente da Cáritas Brasileira.

O projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, em andamento na época, e realizado pela primeira vez na Quaresma de 1964. O período do Concílio Vaticano II foi fundamental para a concepção e estruturação da Campanha da Fraternidade, bem como o Plano Pastoral de Emergência e o Plano de Pastoral de Conjunto, ou seja, para o desencadeamento da Pastoral Orgânica e outras iniciativas de renovação eclesial.

O tema de 2012 é “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema é “Que a saúde se difunda sobre a terra”, (extraído de Eclo, 38,8). A campanha é aberta pela CNBB na Quarta-feira de Cinzas e, desde 1970, ela ganhou um significativo apoio, através da mensagem do Papa em cadeia de rádio e televisão.

NOVA FRIBURGO – Esse clima de conversão que abrange a campanha é rigorosamente cumprido na Diocese de Nova Friburgo, desde 1974, que além da abertura oficial da Quarta-feira de Cinzas, promove lançamento festivo no 1° domingo da Quaresma. Essa atividade visa sensibilizar os católicos da cidade para a importância da conversão.

Neste ano, o lançamento será no dia 4 de março, com concentração e a seguinte programação:

10h: Concentração na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Neste momento haverá apresentação de bandas católicas, palestras e orientações sobre a saúde física e bucal;

16h: Passeata saindo da Praça Dermeval Moreira, contorno na Praça Getúlio Vargas e retornando à Praça Dermeval, onde o Bispo da Diocese de Nova Friburgo, D. Edney Gouvea Mattoso, presidirá a missa solene, com concelebração de todos os padres do Vicariato Sede da Diocese de Nova Friburgo.

A reunião final para acertar os últimos detalhes da preparação será nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, às 19h30,  na Cáritas Diocesana, localizada na Rua Augusto Spinelli, 41, Centro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade