Reunião junto à Embrapa discute o cultivo do lúpulo em Friburgo

Cidade começa a despontar no mapa brasileiro da produção dessa planta, que dá aroma e amargor à cerveja
sábado, 14 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Reunião junto à Embrapa discute o cultivo do lúpulo em Friburgo

Muitas pessoas que apreciam cerveja nem imaginam a importância do lúpulo na preparação da bebida.  O lúpulo é o responsável por conferir o amargor e o aroma. No processo de produção da cerveja, após a mostura e a filtração do mosto, é iniciada a fervura. Nesta etapa é adicionado o lúpulo ao mosto cervejeiro.

Nova Friburgo começa a despontar no mapa da produção dessa planta, no Brasil. Quando começou a cultivar pés de lúpulo para usar na produção de sua própria cerveja, o veterinário Paulo Celles Cordeiro iniciou esse movimento tão importante para a cidade, que já é reconhecida como Polo Cervejeiro.  

Consciente disso, Paulo, que também é diretor de Agronegócios da Acianf, entregou em mãos, em Brasília, uma carta ao presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, solicitando uma linha de pesquisa com lúpulos. O pedido foi atendido, originando um encontro que aconteceu na Associação Comercial (Acianf). Participaram dois técnicos da Embrapa Rio,  Fernando Teixeira Samary e Gustavo Xavier.

Na reunião estavam o vice-presidente de Agronegócios da Associação Comercial e presidente da Emater-Rio, Alexandre Jacintho; Gustavo Xavier; Fernando Teixeira; o conselheiro da Acianf Paulo Cordeiro; o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly; Celso Cariello, produtor de lúpulo de Bom Jardim; Gabriel Violento, do Montanhês; David Sorrentino, do Sítio do Coqueiro; Raul Marcos, da Secretaria de Ciência e Tecnologia; Paulo Mangia, do Evorlab; Juvenal Condack, vice-presidente administrativo da Acianf; Julio Cordeiro, presidente da Acianf; Sérgio Paiva, da Beer Alliance; Ana Claudia Papillon, da Rota Cervejeira; Teresa Yoshiro, da Lúpulos Ninkasi; Monique Lopes Pereira da Silva, da Emater-Rio; Moema Cordeiro, do Circuito Amparo; Adriana Aquino, da Embrapa; e Renato Linhares de Assis, da Embrapa-Nova Friburgo.

Foram ressaltados pontos importantes e fundamentais para corroborar a importância de mais incentivo para a produção de lúpulo em Nova Friburgo.

Nossa região possui, atualmente, 28 marcas, sendo 12 fábricas. Somente este dado já nos diferencia de outras regiões, já que possuímos marcas próprias.

Segundo Júlio Cordeiro, presidente da Acianf, a entidade apoiará a ação ao divulgar as cervejarias da região. Ele ressaltou ainda, que a Associação Comercial faz parte do MercoSerra, estando, assim, integrada às outras cidades da região e colaborando para o crescimento de todas.

A importância do lúpulo na cidade

Desde o surgimento da primeira cerveja na cidade, surgiram inúmeras marcas, e Nova Friburgo vem se consolidando como um polo cervejeiro na região. Um dos marcos do aumento de produção e consumo da cerveja artesanal, por exemplo, foi a aprovação da lei municipal 1.209/15 de incentivo à indústria, que trouxe diversos produtores, investimentos para a região e conferiu às pequenas cervejarias um tratamento tributário diferente.

O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte, a água e a levedura, na fabricação da cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico. Por ser um conservante natural, é essencial na produção do produto.

MercoSerra

O MercoSerra (Agência de Desenvolvimento Econômico Regional) voltou com suas atividades em 2018, e visa a integrar as cidades da Região Serrana fluminense.

Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo serão alvos de discussões econômicas, turísticas, sociais e culturais. Autoridades, entidades e instituições componentes da ação visam, principalmente, a fomentar o crescimento da região e, assim, trazer mais negócios e turistas, reforçando o potencial dos municípios.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Acianf
Publicidade