Reunião define últimas ações para o projeto Plantando uma Nova Friburgo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Na sexta-feira, 16, foi realizada reunião para os acertos finais do projeto “Plantando uma Nova Friburgo”, que está sendo desenvolvido pelas secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Comunicação e o Sistema Brasileiro de Televisão. O objetivo do projeto é envolver crianças da rede municipal de ensino com o intuito de que cada aluno receba, plante e adote uma muda de árvore nativa. Além de estimular o cuidado com o meio ambiente, áreas prejudicadas pela tragédia de janeiro serão arborizadas.

No segundo encontro realizado na sede do SBT ficaram definidas as áreas e escolas que participarão do projeto, que culminará com o plantio de mudas no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. As unidades escolares Adezir Almeida Garcia, Décio Monteiro Soares, Ernesto Tessarollo, Iza Saippa, Lafayette Bravo Filho, Maria Inez Andrade Bachini, Odette Pena Muniz, Rui Barbosa, Rui Sanglard e Umbelina Breder de Queiroz, reunindo cerca de cinco mil alunos, estão nas áreas escolhidas para o plantio. Os bairros que serão beneficiados com o projeto são: Floresta, Córrego D’Antas, Conselheiro Paulino, Jardim Califórnia e Centro.

A Secretaria de Meio Ambiente já definiu quais os tipos de mudas mais adequadas para os bairros. Elas serão fornecidas pelo horto da própria prefeitura e o SBT tem feito uma ampla divulgação do projeto em sua programação. Na reunião foram acertadas questões relativas à logística de funcionamento das ações e definidos os últimos detalhes do “dia do plantio”.

Estiveram presentes à reunião na Secretaria de Educação os secretários de Comunicação Social e Educação, David Massena e Marcelo Verly, respectivamente; o gerente comercial do SBT, Manolo Ramos Lois; representando a Secretaria de Meio Ambiente, Clécio Turler; a gestora da Secretaria de Educação, Tânia Rabello Campos; Karime Leão, do SBT, e as diretoras das escolas que participam do projeto.

Os organizadores abordaram também o cuidado com a questão do monitoramento posterior ao plantio, para que as mudas plantadas se desenvolvam de forma adequada; como serão regadas as mudas, e a importância do acompanhamento do seu crescimento, que será orientado pelo engenheiro florestal Rafael Cariello e realizado por estagiários do curso de Engenharia Ambiental e Técnico em Meio Ambiente.

“Foi desenvolvido um levantamento para o plantio em áreas públicas junto às escolas municipais. O plantio deverá ser realizado com o auxilio do Departamento Parques e Jardins vinculado à Secretaria de Serviços Públicos, que dispõe de mão de obra qualificada para tal atividade. É necessário que se determine de forma correta as espécies de mudas nativas compatíveis a cada área. Alguns locais comportam somente indivíduos arbóreos de pequeno/médio porte, como locais com fiação elétrica, canteiros, pois esses fatores impedem seu correto crescimento, causando problemas às áreas públicas. Já em locais como as margens do Rio Bengalas é indicado o plantio de todas as espécies que constam na lista de mudas nativas adequadas,” afirma Rafael Cariello.

Segundo o engenheiro florestal, “é de suma importância à arborização adequada em áreas urbanas, pois promove um controle ambiental, a existência de sombras necessárias, devido ao aquecimento global, a contenção das partículas de poluição e poeira, além da questão paisagista em virtude da floração destas árvores. Porém é importante que haja um monitoramento pós-plantio, uma vez que elas serão plantadas em um momento ideal, período pouco antes da incidência de chuvas e sol. Contudo, no ano que vem, na época de seca, deve ser feita a manutenção frequente das mudas”.

O projeto está sendo muito bem planejado em relação às datas e horários, para que transcorra da maneira prevista. Foi abordada também a grande aceitação do projeto entre os alunos, que estão entusiasmados com a ação. Todas as partes envolvidas estão otimistas em relação ao sucesso e alcance do objetivo do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade