Nos dias 29, 30 e 31 de março representantes dos quatro setores de Nova Friburgo participaram de mais um encontro de trabalho no Hotel Bucsky, na Ponte da Saudade, para a construção da Agenda 21 Comperj - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Vale lembrar que Nova Friburgo é a segunda cidade do estado do Rio de Janeiro que já tem o documento base da Agenda 21 Local.
A Agenda 21 Comperj é uma complementação da Agenda 21 local e é o meio de relacionamento entre a Petrobras e as 15 cidades que estão na área de impacto do polo petroquímico. A Agenda 21 é um instrumento de planejamento de políticas públicas, que envolvem a sociedade civil e o governo municipal num processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais. Também promove o debate sobre soluções para esses problemas através da identificação e implementação de ações concretas que visem ao desenvolvimento sustentável local.
Com base nas ações definidas, o poder público poderá captar recursos junto aos governos estadual e federal e de organismos internacionais para a execução das obras apontadas. Além disso, o município poderá ser beneficiado pela política de investimentos da Petrobras, já que se encontra na região de influência do Comperj, que está sendo construído em Itaboraí, com o objetivo de aumentar a produção nacional de produtos petroquímicos.
Durante o encontro de trabalho foram apontadas as potencialidades de Nova Friburgo, que deve ser preparada para ser referência como cidade de eventos e de convenções, moda íntima, prestação de serviços, polo metal-mecânico, turismo ecológico, de compras, de lazer, cultural e gastronômico, além de ser a cidade que poderá se transformar em um grande parque, através de suas áreas de proteção ambiental.
Na oportunidade foi lançada a bandeira com o logotipo da Agenda 21, da ABS Bandeiras, e o site apresentado pelo coordenador Paulo Roberto de Souza e pelo webdesigner João Victor Mendes, que mostrou todas as ferramentas de navegação, entre notícias, fotos e várias publicações, onde outras cidades brasileiras poderão consultar e pesquisar. Existe também links de vários parceiros, como A VOZ DA SERRA, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, ABS Bandeiras, Uniflora, Cecna e Trilhas do Araçari.
Nova Friburgo se prepara para ser polo de turismo de negócios, de grandes empreendimentos e polo regional na Região Centro-Norte no que tange ao desenvolvimento econômico e social do estado do Rio. Poderá ser uma cidade universitária, com implantação de indústrias de tecnologia de ponta não poluentes, tornando-se referência ambiental, através de projetos de reflorestamento sustentável e do futuro jardim botânico de altitude.
A Agenda 21 Comperj deverá realizar sua última reunião no dia 22 de maio, objetivando concluir os trabalhos de constituição de seu fórum, instrumento imprescindível para que o município possa se integrar à rede de municípios brasileiros apoiados pelo Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Petrobras, que constituem o Comitê Gestor do Comperj. Estima-se que até meados de junho as Agendas 21 dos 15 municípios da área de influência do Comperj estejam prontas para publicação dos textos condensados, constituindo-se, assim, num instrumento valioso de planejamento, com enfoque e olhar participativo de toda a sociedade para o futuro.
Deixe o seu comentário