Retiros: paz e natureza para quem quer distância da folia

Pousadas oferecem programas para recuperar a saúde física, mental e espiritual
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018
por Ana Borges
Terra dos Magos: a exuberância do verde (reprodução da internet)
Terra dos Magos: a exuberância do verde (reprodução da internet)

Há quem não queira saber de carnaval. Quer distância das aglomerações, cuícas e tamborins, excessos e aqueles indesejáveis “ingredientes” que às vezes resultam em confusão. Então, para esses, nada melhor que aproveitar o período para repensar a vida, refletir sobre atitudes, enfrentar medos, meditar, desintoxicar ou simplesmente desligar do seu mundinho cotidiano estressante. Para tanto, há pousadas específicas para todo tipo de busca pessoal, como sossego e paz, tanto aqui como nos arredores de Friburgo. Nesta reportagem destacamos apenas dois paraísos: Terra dos Magos, em Lumiar, e o Morgenlicht, em Barra Alegre, município de Bom Jardim. Indo para áreas de mata, só não se esqueça de se vacinar contra a febre amarela e usar repelente.

Carnaval Morgenlicht  

“Natureza e alegria” é o tema carnavalesco da pousada Morgenlicht, que significa Luz da Manhã em alemão. Ao atingir a maioridade, 21 anos, o espaço se consolidou como um potenciador de atividades grupais. E é como “o espírito da aurora, de um novo dia”, que seus proprietários - Martina e Carlos Galiez - o define. Segundo o casal, “para as pessoas alcançarem seus objetivos, o Morgenlicht oferece a beleza curativa da paisagem e seus recantos, o silêncio sonoro da floresta e de todos os seus seres, a água pura de seus riachos e a paz que a todos acolhe". Assim vai ser o “carnaval” nesse paraíso.

Três riachos que nascem na fazenda descem das montanhas, refrescam e servem os hóspedes, com suas águas límpidas e claras. ​Os apartamentos claros e espaçosos, com banheiro próprio e água quente acomodam até 29 pessoas que convivem em duplas ou trios. O mínimo de participantes que recebem são 12 pessoas.

As refeições são preparadas na cozinha vibracional criada por Martina, de alimentos orgânicos, colhidos diariamente em sua horta, e por produtos da agricultura familiar dos vizinhos. Martina destaca que a alimentação natural desperta os sentidos feita com cereais integrais, germinados, carnes brancas, frutas da estação, procurando usar baixos teores de sal e açúcar e com atenção para as dietas sem glúten e lácteos. São oferecidas três refeições diárias com lanche ou coffee breaks, e em todas as refeições são servidos sucos de frutas naturais, além de água servida livremente.

O Morgenlicht pertence a três ecologias: o da Serra do Mar fluminense com sua Mata Atlântica, localizado na antiga Fazenda Cachoeiras, na Serra do Macabu, município de Bom Jardim; o da comunidade da Boa Vista, onde se insere e convive com produtoras e produtores da Agricultura Familiar; e o da equipe de trabalhadores que lhe dá vida e o faz funcionar.

Esse conjunto harmonioso de elementos favorece também o ambiente do salão de trabalho, em forma de octógono, localizado no alto da construção. Cercado por deque com vista para um mar de montanhas, ali são realizadas diversas ações. Em 70 metros quadrados podem ser acomodados, confortavelmente, até 35 pessoas. Sua acústica é excelente para grupos de música e canto, e as rampas externas dão acesso a cadeirantes.

​Para os grupos que praticam atividades dentro d’água, tem uma piscina externa sem cloro, outra natural no riacho e uma cachoeira com poço. E, pertinho, uma sauna seca à lenha. Para os grupos que queiram caminhar, existem vários circuitos de trilhas, que também podem servir a observadores de pássaros.

​Depoimento

“Tem um lugar, logo ali em Bom Jardim, chamado Morgenlicht, que é abençoado. Sou suspeita para elogiar, porque conheço os Galiez (proprietários) há uns 15 anos. Mas quem conhece, concorda comigo.

É um espaço rústico, mas delicado, cercado de Mata Atlântica. O Carlos, que é médico, trabalha com bioenergética, e Martina prepara os alimentos em sua cozinha vibracional. Quem curte vida saudável, alimentos orgânicos, comida integral, paz e beleza, o Morgenlicht é o lugar ideal.

O espaço é reconhecido e frequentado por pessoas que buscam a cura. Não só com detox mas energéticas. Tem cachoeiras, piscina com filtro de zinco que dispensa cloro, piscina natural... Enfim, para ter uma dimensão da beleza e conforto do lugar, é preciso ir lá. A fazenda é muito procurada por grupos fechados, em busca de meditação, por exemplo, e para cursos sobre saúde. Mas, nesta época do ano, eles abrem as portas para visitantes, para quem quiser conhecer.” (Maria Lina Leite, fisioterapeuta)

Quem são

O Espaço Morgenlicht é dirigido pessoalmente por seus criadores Martina Willach Galliez e Carlos Cesar Galliez, dois profissionais de atividades grupais com longa experiência nesta área. Martina é alemã e mudou-se para o Brasil em 1983, após conhecer Carlos Cesar no Esalen Institute, na Califórnia (EUA). Aqui, formaram uma família e desde 1992 moram na Fazenda Cachoeiras, em Bom Jardim, a 25km de Friburgo.

Martina é ceramista e designer e tornou-se terapeuta corporal utilizando diferentes técnicas de massagem. Também é chefe de cozinha natural e, pessoalmente, cuida da alimentação e da horta do Morgenlicht.

Carlos Cesar é médico, psicoterapeuta corporal, com formação em Análise Bioenergética e trabalha com grupos desde 1986. Em 1996, o casal construiu o Morgenlicht e desde 2009 conduzem um trabalho terapêutico e espiritual em grupo, criado por eles.

O caminho dos magos

O local oferece hospedagem e alimentação caseira. No café da manhã: leite, café, chá, pão francês, pão integral, frutas, iogurte, granola, mel, manteiga, geléia e queijo. No almoço: suco, salada, prato principal e sobremesa. No jantar: sopa, suco, torradas/pão integral e um bolo de sobremesa. Entre as refeições: café, leite, chá, frutas e biscoitinhos.

A capacidade de hospedagem é para um grupo mínimo de 10 pessoas e máximo de 24, sendo os quartos distribuídos em um chalé na beira do rio, no chalé do alto e na sede.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade