Reputação da marca na internet é decisiva na hora das compras

Segundo pesquisa, 88% dos entrevistados dizem que opinião dos consumidores sobre a marca é decisiva para efetuar a compra e 45% das experiências negativas foram compartilhadas através das mídias sociais
sexta-feira, 19 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra

As empresas precisam ficar atentas com a opinião dos consumidores e principalmente com o que vem sendo falado sobre sua marca na internet. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Dimensional Research no início de 2013, com 1.046 consumidores dos Estados Unidos. O estudo revela que 88% dos entrevistados dizem que a opinião dos consumidores sobre a marca é decisiva na hora da compra. O principal recurso para críticas positivas é encontrado no Facebook e o lugar mais comum para encontrar críticas negativas são sites de avaliação online.
De acordo com a pesquisa, 90% dos entrevistados afirmaram que ler opiniões positivas de outros consumidores foi decisivo na hora da compra, sendo que 86% deles disseram que as decisões de compra foram influenciadas pelas opiniões negativas sobre a marca na internet. Dos entrevistados que compartilharam experiências negativas, 45% usaram mídias sociais e 35% utilizaram sites de avaliação on-line.
Para Rafael Brito, coordenador de conteúdo da agência Goomark, o mais importante é a empresa estar atenta ao que vem sendo falado sobre a marca. “Com a proliferação das diferentes mídias, as marcas ficam mais propensas a receber críticas negativas e positivas dos consumidores. O essencial é que tenha alguém da empresa ou uma agência monitorando tudo o que está sendo falado pelos consumidores, a resposta precisa ser dada rápida, do contrário pode ser gerado um problema ainda maior”, diz Brito.  
As mídias sociais são os principais meios para gerar repercussão sobre a marca e os números de consumidores falando algo sobre determinada empresa é cada vez maior. Os consumidores estão mais propensos a compartilhar o contato positivo e negativo feito com a marca do que há cinco anos - esses compradores representam 58% dos entrevistados.

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