A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) Nova Friburgo, representada pelo professor Ricardo Rodrigues da Silva, participou na quinta-feira, 10, de reunião com o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Macaé, Marco Maia; com a representante do Conseg de São Gonçalo, Isa Rohen; com o estrategista da Escola Superior de Guerra, professor Márcio José Borges, coordenador do Centro de Estudos de Política Estratégica Brasileira; e com o capitão-de-mar-e-guerra Milton Ferreira Tito, delegado da Adesg no estado do Rio.
A reunião, que durou cerca de três horas, teve como enfoque principal a introdução de disciplinas voltadas ao estudo de planejamento estratégico nos municípios no próximo curso, que será realizado juntamente com a Escola Superior de Guerra (ESG) nas cidades do Rio de Janeiro (Centro e Ilha do Governador), Angra dos Reis, São Gonçalo, Macaé, Três Rios, Petrópolis, Cabo Frio e Niterói. Segundo o professor Márcio José, estas cidades foram escolhidas por estarem estrategicamente distribuídas e com potenciais econômicos diferenciados, grande capacidade em seus ramos de produção e serviços diretos e pela sua importância para o estado.
Durante o encontro, o delegado da Adesg no Rio de Janeiro, comandante Tito, falou da proposta de que todos os concluintes no próximo curso de Planejamento de Políticas e Estratégias (que terá início no dia 6 de abril de 2010) possam apresentar às prefeituras de suas cidades um estudo aprofundado com métodos preconizados pela ESG dos problemas nas áreas de saúde, transporte, educação, saneamento, segurança e meio ambiente. O representante da Adesg em Nova Friburgo, professor Ricardo Rodrigues, apresentou, juntamente com os representantes do Conseg de Macaé e São Gonçalo, proposta para um estudo mais aprofundado em áreas vitais nestes municípios, usando o Método Grumbach de criação de cenários. De acordo também com o professor Márcio, este método é usado pelos estrategistas da ESG para elaboração dos cenários e adaptação nas políticas a serem adotadas.
O objetivo do curso da Adesg é preparar pessoas para assessoramento de alto nível nas iniciativas pública e privada. “Nova Friburgo não deixará de acompanhar esse calendário de início de curso e o nosso objetivo será preparar, durante todo o curso, relatórios que venham colaborar com o poder público municipal. E uma outra novidade é que fará parte do corpo de coordenação em Nova Friburgo o coronel Robson da Silva Santos, ex-comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar”, finalizou o professor Ricardo.
Deixe o seu comentário