Representação Regional da Firjan no Centro-Norte Fluminense tem novo presidente

segunda-feira, 25 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) possui oito Representações Regionais em todo o estado. Na última terça-feira, dia 19, o Conselho Empresarial da Firjan no Centro-Norte Fluminense, com base em Nova Friburgo e mais 13 municípios, elegeu seu novo presidente. O empresário Vicente Ribeiro, do setor de alimentação e bebidas, sucede Carlos José Ieker na presidência da Firjan Regional. Vicente Ribeiro é proprietário da Fazenda Soledade, em Nova Friburgo, que fabrica a famosa cachaça Nega Fulô.

Presidindo a reunião, o conselheiro Dalton Carestiato conduziu a eleição de Vicente Ribeiro, aclamado por consenso. “Vejo tanta gente boa nesta sala. Nesta cadeira de presidente da Firjan, já sentou tanta gente boa da nossa cidade, como Frederico Sichel e Roberto Dultra. A renovação do Conselho, com Carlos José Ieker, foi uma vitória nossa, porque ele segue uma história nossa na Firjan lá no Rio. Sua passagem representou, para todos nós, orgulho e alegria muito grandes. Desejo ao novo presidente que ele também eleve sempre a nossa instituição”, afirmou.

Vicente Ribeiro é conselheiro da Firjan há 11 anos e tem atuação constante na questão ambiental. “É uma grande honra ser presidente deste Conselho de empresários, alguns até muito mais dinâmicos do que eu. Vai ser importante buscar caminhos juntos, tenho muito orgulho de assumir esta função. Temos que encontrar formas de fazer com que esta casa seja efetiva e cada vez mais importante para as indústrias da região. Mas não adianta somente a indústria ter sucesso, é importante que esse sucesso alcance a comunidade que está em volta também”, disse o novo presidente.

Carlos José Ieker, que já assumiu uma das vice-presidências do Sistema Firjan, no Rio, e a presidência do Sindicato Têxtil no estado, despediu-se da função na Representação Regional. “Quero agradecer o apoio desta casa nos dois anos em que estive à frente do Conselho”, disse Ieker. Ele elogiou a equipe da Representação e do Sesi/Senai, que, segundo ele, trabalharam atentamente para atender anseios dos conselheiros. “Continuem contando com a minha dedicação, agora à frente do Sindicato Têxtil”, finalizou.

Sobre Vicente Bastos Ribeiro

Nascido em 20 de junho de 1951, filho caçula entre os quatro filhos do casal inspirador Vicente Bello Ribeiro e Mariana Bastos Ribeiro, Vicente tem três filhos e duas netas. Desde 1990, lidera as operações industriais da Fazenda Soledade, sediada em Nova Friburgo e fabricante inovadora – e já lendária – de cachaças finas, especialmente as destinadas à exportação. É membro do Conselho da Representação Regional Centro-Norte Fluminense da Firjan há 11 anos, tendo contribuído sistematicamente para o trabalho do Conselho, especialmente nas iniciativas relacionadas aos temas ligados ao meio ambiente.

Vicente estudou Economia no Reino Unido e obteve o título de Mestre em Economia no Birkbeck College, da Universidade de Londres. Entre 1977 e 1983, foi professor de Economia na PUC-RJ e trabalhou como economista em vários departamentos e projetos técnicos do IBGE. No período de 1984 a 1990, Vicente Ribeiro trabalhou nas Nações Unidas, em Nova Iorque e também em Genebra.

A atuação na direção da pequena empresa industrial, a partir de 1990, aguçou seu interesse nas questões ambientais. Em 2001, fundou com outras empresas industriais da região Serrana e Centro-Norte Fluminense, juntamente com prefeituras e instituições da sociedade civil, o Consórcio BNG2 visando à proteção e recuperação da Bacia Hidrográfica da Região de Nova Friburgo e seu entorno. A Fazenda Soledade, sob a sua inspiração, tornou-se uma das fundadoras do Comitê da Bacia Hidrográfica do BNG2 e membro da primeira diretoria do Comitê, representando os usuários industriais de água da região.

Foi fundador e atuou como vice-presidente do Programa Brasileiro da Cachaça (PBDAC), e ajudou a fundar o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC). Desde 2008 é presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, órgão consultivo do Ministério da Agricultura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade