Atuar em prol do desenvolvimento de todo o estado do Rio de Janeiro tem sido um dos principais objetivos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. “Esta é uma casa apartidária, que se interessa pelo desenvolvimento econômico e social do município”, disse o presidente da Firjan Regional, Carlos José Ieker, ao receber, na sede da Firjan, no último dia 1º, o prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello. A mesma lógica vale apara a atuação da Firjan na região. Nos últimos meses, a Representação Regional da Firjan no Centro-Norte Fluminense tem intensificado a interiorização de suas ações, ampliando o seu raio de abrangência.
Para Ieker, que assumiu em outubro do ano passado, a ampliação das ações em prol do desenvolvimento da indústria na região é uma necessidade clara. “Essas ações estão dentro da missão do Sistema Firjan, que é promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro. Nosso trabalho tem sido o de traduzir essa missão em ações, também, no interior”, explica ele.
A RR, como é chamada a Representação Regional, tem sede em Nova Friburgo, engloba treze municípios e implementa ações diversificadas. Em dezembro passado foi dado o primeiro passo nesse sentido, com a realização da primeira reunião de prefeitos recém-eleitos, no município de Cantagalo. Desde então, diversos encontros, com o propósito de unir esforços de diferentes municípios para alavancar o desenvolvimento regional, são promovidas, sempre com o suporte da instituição. “Esta tem sido uma das formas de inserção do Sistema Firjan em municípios de pouca ou nenhuma base industrial, colaborando para seu desenvolvimento industrial sustentável”, avalia.
Conselho de Desenvolvimento Regional – A partir da reunião inicial em Cantagalo formou-se o Conselho de Desenvolvimento Regional que tem diversos parceiros e outras lideranças atuando com o mesmo foco. No encontro mais recente, em 22 de maio, em Cordeiro, reuniram-se Firjan, Sebrae, Secretaria Estadual de Agricultura, oito prefeitos e os três deputados da região: Glauber Braga, Olney Botelho e Rogério Cabral. Esteve presente, na ocasião, o presidente da Codin (Companhia Estadual de Desenvolvimento Industrial), Fernando de Barros. Foi, sem dúvida, uma oportunidade de debater a atração de novas indústrias para a região.
Segundo Barros, os municípios que definem seu foco, sabem o perfil das empresas que pretendem atrair e apresentam um diagnóstico economicossocial da localidade, saem na frente dos demais. “A Firjan trouxe a Codin para a reunião a fim de mostrar aos prefeitos as melhores maneiras de oferecer atrativos para a instalação de novas indústrias. Ficou acordado que a próxima reunião do Conselho será em Bom Jardim e deverá informar aos municípios interessados a metodologia para a criação de um condomínio industrial”, explica Ieker.
Municípios no Conselho Empresarial - No âmbito da articulação da Representação Regional com cada município, o diálogo com Bom Jardim avança com passos firmes. Um almoço no último dia 21 selou o convite para que empresários daquela localidade venham a fazer parte do Conselho Empresarial da Firjan. “Esta é outra frente em que estamos atuando: aproximar a Representação Regional das indústrias dos municípios vizinhos a Nova Friburgo”, diz ele. Já pertencem ao Conselho indústrias de Nova Friburgo, Cantagalo e Teresópolis, por exemplo.
Em janeiro deste ano, o Sistema Firjan fundou, no município de Teresópolis, uma Comissão Empresarial Municipal com o suporte da Representação Regional. Com grande êxito, a Firjan reuniu empresários daquele município em torno de palestras sobre o Código de Defesa do Consumidor e sobre inovação tecnológica. Em breve, ali será implantado o Programa de Acuidade Visual, voltado para crianças da rede municipal de ensino.
Por conta desta aproximação, os empresários de cidades como Nova Friburgo têm sido constantemente abastecidos com informações que os auxiliam em seus negócios. Um exemplo disso pode ser a participação de empresários de Teresópolis no curso de fluxo de produção promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi, em Nova Friburgo, bem como a indicação de seus funcionários para as vagas gratuitas do Programa Sesi-Senai Educa Mais. E, em atendimento à demanda da Representação Regional, o município de Trajano de Morais, vai sediar em breve, uma campanha da Ação Global, já que é um dos que têm menor índice de desenvolvimento no estado, segundo o IFDM.
Maior raio de ação - Outras cidades da região também estão sendo, progressivamente, envolvidas nesta grande atuação regional. Cordeiro deverá sediar, em breve, um encontro de empresários da construção civil na Região Centro-Norte Fluminense. Em Cachoeiras de Macacu, através da Representação Regional, já está sendo orquestrado o atendimento às necessidades das empresas de água mineral. Cachoeiras tem, inclusive, encontro marcado com o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e com o presidente da Regional, Carlos José Ieker, para discutir demandas da região, tendo em vista a importância estratégica do município, que, embora com uma base industrial não tão desenvolvida e sem infraestrutura adequada, se situa na área de influência direta do Comperj, já sentindo seus efeitos de pressão e exigências de desenvolvimento.
Através das ações do Conselho da Moda, o município de Cordeiro reuniu no mês passado, 30 empresários do setor de confecção, que tiveram acesso às informações dos cursos gratuitos do Programa Sesi-Senai Educa Mais. O próximo encontro deste tipo, acontece em Cantagalo, no dia 16 de junho. A execução do Planejamento Estratégico do Conselho da Moda está norteando a atuação em prol do desenvolvimento do setor na Região.
Nova Friburgo - Por outro lado, Nova Friburgo continua atuante. As ações dos sindicatos têm recebido cada vez mais suporte da RR, apoiados na constituição de um planejamento estratégico para suas atividades setoriais. No município sede da Representação Regional da Firjan, têm sido feito esforços contínuos no sentido de maior interseção com outras instituições de relevância social, como o Rotary, a Acianf, OAB, Inea, prefeitura, entre outras. “Restabelecemos algumas parcerias e hoje temos um diálogo próximo e aberto com diversas instituições da cidade. Isso tem contribuído para o fortalecimento da atuação do Conselho Empresarial e o encaminhamento de suas demandas”, fala Ieker.
No encontro com o prefeito de Nova Friburgo, na Firjan, Ieker lembrou a importância da capacitação de mão de obra como um diferencial competitivo para as indústrias e sugeriu que a prefeitura poderia focar também neste tipo de incentivo para fortalecer a indústria local, como forma de elevar o nível de renda da população. “Propostas de desenvolvimento nós temos. O que queremos é um canal de comunicação para discutir e encontrar o diferencial que vamos buscar para aumentar a geração de renda no município”, afirma.
Municípios - A Representação Regional da Firjan no Centro-Norte Fluminense é composta das seguintes localidades: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Morais.
Deixe o seu comentário