Renovação do Fies não será prorrogada; prazo termina nesta sexta-feira

Entrega de documentos de regularidade matricular ao Banco do Brasil e a Caixa vai até a quinta-feira
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: João Bittar / MEC)
(Foto: João Bittar / MEC)

Termina nesta sexta-feira, 30, o prazo para a renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Já a quinta-feira, 29, é o último dia para os Documentos de Regularidade de Matrícula (DRMs) — emitidos a partir do dia 25 de novembro e que estejam com o prazo de comparecimento ao banco expirado — sejam entregues aos agentes financeiros do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. De acordo com nota emitida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério da Educação não prorrogará os prazos.

Inicialmente, o período para a renovação de contratos do Fies terminava no dia 31 de outubro. Mas, o prazo foi prorrogado pelo FNDE para o dia 15 de dezembro e, depois, para o dia 30 deste mês. A medida foi adotada por conta de problemas nos trâmites burocráticos.

O presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, explicou que os problemas apresentados no recebimento de documentos pelos bancos já foi resolvido. “Quem procurou os agentes financeiros e não conseguiu fazer o aditamento na semana passada pode se dirigir novamente às instituições financeiras, porque os gargalos já foram todos solucionados. Mas é preciso comparecer logo e não deixar para a última hora”, disse.

Ele explicou ainda que o processo é feito de duas formas. Para contratos que não necessitam de nenhuma alteração, as faculdades iniciam o processo de aditamento e os próprios alunos validam as informações através do sistema  Informatizado do Fies (SisFies). No entanto, quando o documento precisa ser alterado, como nome do fiador, por exemplo, os estudantes precisam ir até o banco para levar os documentos exigidos.

Vale destacar ainda que os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O SisFies pode ser acessado pelo endereço http://sisfiesaluno.mec.gov.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade