O Programa de Incentivo à Modernização, Renovação e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado do Rio foi uma das ações de destaque da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em 2013. Lançado em novembro, o projeto pretende reduzir a idade média da frota de 17 anos para 12 anos até 2018. A intenção do governo do estado é substituir cerca de 40 mil veículos nos próximos cinco anos, uma média de oito mil por ano. Destes, quase 20 mil serão zero-quilômetro. Os veículos são produzidos pela MAN Latin America, que fica em Resende, no Médio Paraíba.
"O programa ganha força na medida em que está se tornando conhecido do público. Pelo menos duas frotas já anunciaram a substituição de 200 caminhões e acreditamos que isto deverá se multiplicar nos próximos meses”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.
BENEFÍCIO PARA MOTORISTAS - Proprietário de uma transportadora, Rafael Xavier conseguiu, após seis anos, renovar parte da sua frota de caminhões. Ele tinha veículos com mais de 20 anos de uso e foi um dos beneficiados pelo projeto do governo.
Com o abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e crédito equivalente a 12% do valor do caminhão novo, o empresário conseguiu trocar três carros para modelos dos anos 2003 e 2004, somando investimentos de R$ 300 mil.
"A pane mecânica diminuiu muito. Além disso, quando o caminhão quebra com a carga do cliente, você fica mal visto no mercado. Agora não fico sobrecarregado com veículo quebrado”, disse Rafael. O motorista que quiser participar do programa deve entregar o veículo antigo em uma das empresas recicladoras autorizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Depois, o proprietário recebe um certificado de destruição no valor do caminhão e, assim, ele terá os benefícios do programa de incentivo do Estado.
Deixe o seu comentário