Leonardo Lima
Uma contribuição para o resgate da autoestima da população friburguense. Foi com este objetivo que o cartunista Dil Márcio criou o movimento ReNova Friburgo. “A ideia surgiu ao observar o comportamento das pessoas nas ruas e nos abrigos. Moro em Campo do Coelho e desde o dia seguinte da catástrofe pude perceber a dimensão do que havia ocorrido”, afirma Dil. De acordo com ele, após o impacto inicial foi possível perceber que uma rede de solidariedade foi naturalmente formada pelos sobreviventes. “Entretanto, além da parte prática de organização, distribuição de donativos e ajuda voluntária, é necessário dar apoio emocional, moral e afetivo, principalmente às crianças e aos idosos”, explica.
Desta forma, o cartunista criou o movimento, que é aberto a todas as pessoas. “Na prática, o ReNova Friburgo significa pedir às pessoas que tiveram sua integridade preservada que doem um pouco de seu tempo a quem perdeu tudo e precisa de atenção. Tenho certeza de que há um abrigo próximo da residência de todos. Basta ir até lá e oferecer a ação que cada um pode praticar”, orienta Dil.
Ele informa que a iniciativa não visa arrecadar donativos em dinheiro. “Trata-se de um movimento de instigação social. Também recomendo não utilizar conceitos religiosos ou tentar catequizar as pessoas. A ideia essencial é buscar motivar aqueles que perderam a alegria de viver”, pontua. Segundo Dil, as ações iniciais recomendadas pelo ReNova Friburgo são: visitar os abrigos e conversar com todos, oferecendo-lhes palavras de incentivo; brincar com as crianças; levar livros e contar histórias; ensinar atividades, como artesanato, arte e opções recreativas; levar material para compartilhar; ouvir os idosos; e sempre substituir a palavra “tragédia” por “renovação”.
Cartunista já planeja expansão do movimento
No que depender de Dil Márcio, o projeto vai além. “Em uma segunda instância, vamos buscar apoio para promover eventos públicos nas praças da cidade, envolvendo artistas, músicos, palhaços, e demais voluntários. Porém, não há data para colocar essas ações em prática, tendo em vista que ainda há muitos escombros nas ruas e a busca por desaparecidos continua”, esclarece.
Para divulgar o movimento, cuja inspiração veio de Dom Quixote, ele criou uma logomarca e disponibilizou arquivos na internet, que podem ser impressos livremente. “Estou buscando patrocínio e apoio de gráficas para imprimir adesivos e distribuir nas ruas e em estabelecimentos comerciais. A recomendação é aplicá-los em automóveis, vitrines e janelas”, comenta Dil, que deixa uma mensagem final: “Vamos usar literalmente o refrão: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
Mais informações sobre o ReNova Friburgo podem ser adquiridas através do e-mail dilmarcio@hotmail.com.
Deixe o seu comentário