Relógio no Paissandu inaugura contagem rumo aos 200 anos

Equipamento lembrará friburguenses, dia após dia, da aproximação do bicentenário
quinta-feira, 18 de maio de 2017
por Guilherme Alt, com fotos de Henrique Pinheiro

Nova Friburgo amanheceu em festa nesta terça 16. A celebração pelos 199 anos da cidade e a abertura da contagem regressiva para os 200 anos da fundação foram o foco do desfile de 16 de maio na Avenida Alberto Braune. Logo cedo, às 8h, o prefeito Renato Bravo participou da cerimônia de hasteamento das bandeiras nacional e municipal, passou em revista a tropa militar e deu início ao tradicional desfile de 16 de maio. Após os desfiles, foi inaugurado, no canteiro central da Avenida Padre Roberto Saboya de Medeiros, no Paissandu, um relógio digital que começou a fazer a contagem regressiva para os 200 anos da cidade.

O prefeito falou da confiança que deposita na cidade e no povo friburguense. “Eu acredito muito em Nova Friburgo. A cidade chega aos 199 anos com muito empreendedorismo. Agradeço aos nossos trabalhadores, empresários, donas de casa e estudantes que ajudaram a construir nossa cidade”. O prefeito comparou sua administração a uma maratona. “Você tem que saber correr. Existem etapas que nós vamos vencendo e priorizando. Vivemos um momento delicado no estado e no país, mas somos fortes e queremos melhorar a qualidade de vida da população de Nova Friburgo”. Bravo revelou que a prefeitura está focada em projetos sustentáveis. “Iniciamos hoje um projeto que prevê o plantio de 200 mil mudas de árvores nativas para os 200 anos. O foco principal é qualidade de vida, com esporte, turismo, saúde e educação fortalecidos”, disse.

Ao todo, 50 grupos passaram pela Avenida Alberto Braune durante o desfile, entre corporações militares, escolas e entidades civis. A banda sinfônica Campesina Friburguense abriu o desfile, e foi seguida pela Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais que fez uma apresentação de cerca de 25 minutos. Após a passagem  das autoridades militares pela Avenida Alberto Braune,  a banda Euterpe Friburguense se apresentou e foi muito aplaudida, assim como os motoristas da Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo. Escolas com suas bandas marciais e grupos de demais entidades demonstraram todo o seu carinho com a cidade ao desfilarem neste 16 de maio. Muitas não hesitaram em fazer evoluções e entoar o “parabéns pra você” em frente ao palanque oficial montado no centro da avenida. .

À tarde, festa continuou na Via Expressa, em Olaria, com atividades para adultos e crianças, além de shows da banda Expresso Santiago e Os Bartira, que encerraram as comemorações.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: desfile 16 de maio
Publicidade