Será na próxima quarta-feira, 17 de agosto, com início às 19 horas, a palestra de reestreia do ciclo “Quartas na História”. O local do evento será o auditório Angel Diegues, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NF), na Rua Fernando Bizzotto 39, Centro. A entrada é franca.
A entidade, juntamente com o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo e o movimento “Nova Friburgo 200 anos”, retoma o programa cultural, lançado em maio de 2008.
Nesta atual e nova fase, o Quartas na História tem previstas mais três palestras, respectivamente em setembro, outubro e novembro, marcando assim a temporada 2011. O professor e historiador carioca Milton Teixeira foi escolhido para reiniciar o projeto, uma vez que ele fez a palestra inaugural há três anos.
Com bom humor
Profundo conhecedor da História, crítico de arte e jornalista, o palestrante, que também é guia profissional de turismo e formado em arquitetura, é consultor das Organizações Globo para assuntos de história e um dos criadores, juntamente com a Riotur, do circuito turístico e histórico “Conheça o Rio a pé”. Atualmente ele é responsável pelo concurso cultural Delícias da História, inserido no Rio Gastronomia, recentemente lançado pelo jornal O Globo.
Reconhecido pelo seu jeito bem-humorado de contar os fatos da História, o professor e historiador — que já interpretou o personagem do rei Dom João VI pelas ruas do Rio, em performance por época da comemoração dos 200 anos da transmigração da corte portuguesa para o Brasil — promete uma palestra muito descontraída sobre este importante fato histórico da vida brasileira.
Inclusive, o tema da palestra tem forte ligação com a história de Nova Friburgo — uma vez que foi a partir da vinda da família real portuguesa para o país, em 1808, que o então rei de Portugal, Brasil e Algarves, dom João VI, assinaria ato a 16 de maio de 1818, autorizando a vinda da primeira leva de imigrantes suíços para colonizar as terras da antiga Fazenda do Morro Queimado, originando assim Nova Friburgo.
“NF 200 Anos”
Lançado oficialmente em maio de 2008 — também à época do bicentenário da chegada da família real ao Brasil — o movimento “Nova Friburgo 200 anos” é uma bandeira levantada desde 1998, quando ainda faltavam 20 anos para o bicentenário friburguense, pelo jornalista Girlan Guilland e pelo engenheiro Heródoto Bento de Mello. A ideia é criar uma ambiência de preparação e planejamento para o futuro do município, a partir da importante comemoração.
Ao apoiarem o movimento “NF 200 Anos”, a CDL e o SinComércio/NF, importantes instituições do comércio varejista friburguense, dão sua decisiva contribuição à proposta nestes pouco mais de sete anos (ou 2.460 dias) que nos separam da data. “A ideia não é apenas pensarmos em festejos, que são necessários e importantes, mas principalmente projetarmos o futuro do município, principalmente neste momento em que Nova Friburgo tanto precisa de reflexão e planejamento”, sustenta o jornalista.
Deixe o seu comentário