Registrado na Região Serrana caso inédito de onça branca

Imagem do animal, avistado em 2013, só foi divulgada agora. Pelagem rara se deve a alteração genética
sexta-feira, 07 de dezembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A inédita onça branca avistada no parque (Foto: Lucas Gonçalves)
A inédita onça branca avistada no parque (Foto: Lucas Gonçalves)

Pesquisadores do ICMBio flagraram no Parque Nacional da Serra dos Órgãos o primeiro registro do mundo de uma onça branca. Até agora apenas tigres e leões brancos eram conhecidos.

A onça branca é uma parda ou suçuarana (Puma concolor), cuja pelagem normalmente é avermelhada. O animal foi avistado apenas uma vez, em 2013, nas imediações de Petrópolis. Mas a bióloga Cecília Cronemberger, que liderou o estudo, explica que a imagem só foi apresentada agora porque os pesquisadores esperaram a publicação numa revista científica, a “CatNews”, para divulga-la. Postada nas redes sociais pelo autor da foto, o biólogo Lucas Gonçalves, a imagem rapidamente viralizou.

 

A bióloga explica que não se trata de albinismo, e sim de leucismo, quando apenas a pelagem é branca devido a uma alteração genética. É o equivalente branco do melanismo que faz com que as onças e leopardos sejam negros —  na verdade, as pintas continuam visíveis sob a pelagem escura.

A onça-parda  também é chamada de leão-baio. Um macho adulto pode pesar até 70 quilos. As fêmeas não passam de 50 quilos. Segundo a bióloga, esses animais não representam ameaça às pessoas e às  fazendas. Não atacam o gado nem o homem, do qual sempre foge. São animais ariscos, temem o ser humano. Só atacam se acuados. (Via O Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: PET
Publicidade